No início da tarde desta segunda-feira (2), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para a chegada de temporais isolados, alagamentos, raios, rajadas de vento e granizo. Pelo menos cinco regiões do Estado devem enfrentar alguma ocorrência.
Pelo menos até às 15h desta segunda, as áreas do Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí devem ter registros de estragos causados pelo tempo. Veja o mapa:
Mapa aponta maiores áreas em situação de risco – Foto: DCSC/Divulgação/ND
Vale lembrar que algumas áreas do Sul do Brasil, incluindo o território catarinense, enfrentarão potencial calamidade no decorrer desta semana.
Um ciclone extratropical em formação, atuante sobre os Estados da região Sul, é o responsável pelas quedas de temperaturas e ocorrências de chuvas durante a semana.
Segundo o portal MetSul, os maiores volumes de chuva devem ocorrer na metade norte do Rio Grande do Sul e em grande parte de Santa Catarina.
O alerta é maior para o Sul do Estado e para a Grande Florianópolis, onde a maioria dos municípios terá chuvas de 100 mm a 300 mm. O cenário inclui riscos para a população, como já avisado previamente pela Defesa Civil estadual. A situação deve permanecer até quarta-feira (4).
Tendo em vista as condições que se apresentam para a data, a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou uma série de recomendações para preservar a segurança dos moradores do Estado, em especial, das regiões em alerta.
Confira as recomendações da Defesa Civil:
Sensação
Vento
Umidade