Sebrae 970x90 azul
GRIPE H1N1
Bewegen 970x90
Sebrae 970x90 rosa
Pirata 970x90
Estação 393
H1N1 PARTE 2
Evolutec Jean
Cannabis no corpo!

Como a Cannabis afeta a saúde do cérebro humano?

Cerca de 200 milhões de pessoas realizaram o consumo da erva ao menos uma vez em 2019.

14/04/2022 20h22
Por: Vitor Blemer
Fonte: Estadão
Cientistas identificaram que a maconha consumida atualmente tem maior concentração de THC e menor de CBD. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Cientistas identificaram que a maconha consumida atualmente tem maior concentração de THC e menor de CBD. (Fonte: Pexels/Reprodução)

A maconha é a droga mais usada no mundo, e estima-se que cerca de 200 milhões de pessoas fizeram uso da droga pelo menos uma vez em 2019, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O estudo relata que a potência da Cannabis sativa aumentou em até quatro vezes nos últimos 24 anos em diferentes partes do mundo, apresentando efeitos mais sérios para usuários regulares a longo prazo.

Cannabis faz mal à saúde?

A droga sofre constantes variações na produção para aumentar a potência e estimular o consumo das pessoas. A maconha é composta majoritariamente de duas substâncias canabinoides, que são:

  • tetrahidrocanabinol (THC) — substância psicoativa e neurotóxica, geralmente considerada em estudos para medir o nível potencial da droga;
  • canabidiol (CBD) — responsável pelas propriedades medicinais da Cannabis, com potencial de proteção contra os danos do THC.
  • Publicidade clique e participe:

     

THC vs. CBD: quais são as diferenças?

O THC gera grandes impactos na saúde mental, com potencial de diminuir o volume de áreas cerebrais responsáveis por atividades como a memória e o aprendizado. Apesar de o CBD ter propriedades terapêuticas e de proteção contra o THC, especialistas apontam que os efeitos positivos não são capazes de reverter os negativos do THC.

Leia mais:

Quais são os efeitos da Cannabis na saúde do cérebro?

Estima-se que usuários que consomem a droga com maiores níveis de THC estão propensos a apresentar:

  • quadros psicóticos;
  • dependência química;
  • alterações na atividade cerebral com prejuízos cognitivos.

Apesar de os novos contornos que a Cannabis sativa medicinal vem ganhando no debate mundial, países também estão legalizando o consumo recreativo, mas não há consenso na comunidade científica quanto aos efeitos a longo prazo.

O que dizem os estudos sobre os efeitos da Cannabis?

Estudos que analisam as imagens do impacto no cérebro humano levam a resultados divergentes. Alguns sugerem dificuldades em funções como memória, aprendizado e controle de impulso, mas também há resultados que não encontraram mudanças significativas no cérebro de pessoas que usam a droga.

Publicidade, clique e peça agora:

 

Estudos apontam que o uso da maconha por longos períodos pode comprometer a memória. (Fonte: Andrew Neel/Reprodução)

A maconha pode comprometer a memória, além de ter potencial de estar associada a transtornos mentais, como depressão e ansiedade. (Fonte: Andrew Neel/Reprodução)

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos acompanhou jovens adultos durante 25 anos, de 1986 a 2011, para analisar a exposição cumulativa ao uso de maconha com o objetivo de compreender o desempenho das funções cognitivas na meia-idade. Identificou-se que a exposição por longos períodos ao uso da erva está associada a uma memória verbal pior, mas outras funções não foram comprometidas.

Em meio a estudos e resultados conflitantes, a comunidade científica entende a necessidade de desenvolver pesquisas que observem mais profundamente as relações entre a maconha e o cérebro humano.

Para isso, é preciso integrar os estudos a diferentes centros de pesquisa no mundo e especificar mais os chamados fatores confundidores, uma vez que ainda não se sabe se os efeitos da Cannabis são, de fato, gerados por consumo ou fatores adicionais, como:

  • concentração de THC e de CBD;
  • consumo de álcool ou tabaco;
  • histórico familiar de transtornos psiquiátricos.
  •  

Fonte: Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), National Institute on Drug Abuse (NIDA), Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

 

Publicidade, clique e SAIBA MAIS:

Se você quiser receber as informações,

conteúdos e promoções da SC News 

pelo Whatsapp acesse o link:

CLIQUE AQUI!   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 17h43
16°
Poucas nuvens Máxima: 22° - Mínima:
16°

Sensação

8.9 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Sebrae 300x600 azul
Estação 393
JF DIESEL
Evolutec Jean
Pirata 300x250
Sebrae 300x250 azul
JF DIESEL 300X250
Sebrae 300x250 rosa
Evolutec Jean
Estação 393
Municípios
Sebrae 300x250 rosa
Evolutec Jean
Estação 393
Sebrae 300x250 azul
JF DIESEL 300X250
Pirata 300x250
Últimas notícias
Sebrae 300x250 rosa
Evolutec Jean
Sebrae 300x250 azul
Estação 393
Livratto
Pirata 300x250
Mais lidas
Sebrae 300x250 azul
Estação 393
Sebrae 300x250 rosa
Evolutec Jean
Pirata 300x250
Sebrae 300x250 azul
Sebrae 300x250 rosa
Pirata 300x250