O Brasil vai estrear enfrentar Sérvia, Suíça e Camarões na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, que será sediada pelo Catar. Os adversários da seleção brasileira foram conhecidos em sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (1º), em Doha, capital catari.
A estreia brasileira será contra os sérvios, também adversários do Brasil na fase de grupos da última Copa, na Rússia, tal como os suíços, contra quem a equipe de Tite fará sua segunda partida agora no Catar. O terceiro confronto do Grupo G, no qual a seleção amarela é cabeça de chave, será diante do Camarões.
A equipe de Tite conseguiu se livrar de enfrentar já na etapa inicial a Alemanha e o Uruguai, dois campeões mundiais que não estavam no pote das seleções cabeças de chave. A Croácia, finalista da última edição, também tinha possibilidade de cair na chave brasileira, mas foi para o Grupo F.
A primeira partida da Copa será entre Catar e Equador — o país árabe já estava definido como cabeça de chave do Grupo A por sediar o evento.
Publicidade, clique e conheça:
O sorteio teve quatro potes com oito seleções cada. O principal critério para a alocação delas em cada um deles foi a posição dos países no ranking da Fifa.
O primeiro pote teve os melhores, chamados de cabeças de chave, o que incluiu o Brasil, e também o anfitrião Catar. Já o último pote teve ainda três seleções que não foram definidas, uma delas sairá da Europa e outras duas virão da repescagem intercontinental.
Os jogos decisivos que vão definir os últimos três classificados para a Copa devem ocorrer em junho. Já se sabe que um deles, da repescagem intercontinental, será entre Costa Rica e Nova Zelândia. O Peru também deve tentar uma vaga nesta condição, mas aguarda para saber se irá enfrentar Austrália ou Emirados Árabes Unidos.
Na repescagem europeia, o País de Gales tentará a classificação contra Escócia ou Ucrânia, que antes ainda jogam entre si. No continente, a Itália acabou mais uma vez fora da Copa e a Rússia foi banida do torneio devido ao conflito com ucranianos.
Publicidade, clique e conheça:
O ex-jogador Cafu, capitão do Brasil na conquista do pentacampeonato mundial, participou da cerimônia e foi responsável por ler o nome do país no sorteio.
Você quer receber as informações,
conteúdos e promoções da SC News
Sensação
Vento
Umidade