SC News 2022
FEMUSC
Bewegen 970x90
Menos é mais?

EUA: Pesquisa aponta que 80% dos trabalhadores querem uma semana de 4 dias.

Ideia de menos dias nas empresas não é nova, mas a pandemia e o excesso de trabalho que veio com ela revigoraram os defensores da proposta.

06/12/2021 16h20Atualizado há 2 meses
Por: Vitor Blemer
Fonte: CNN
Trabalhadores americanos voltam a demandar semana de trabalho de 4 dias Foto: Acervo pessoal
Trabalhadores americanos voltam a demandar semana de trabalho de 4 dias Foto: Acervo pessoal

Uma lição importante do fenômeno que vem acontecendo nos Estados Unidos, chamada de “a grande demissão” está se tornando cada vez mais clara: é hora de cortar o dia da semana de trabalho.

Os trabalhadores americanos estão pedindo demissão em números recordes – 4,3 milhões em agosto e outros 4,4 milhões em setembro. Os gerentes de todos os setores estão tendo problemas para contratar, mesmo quando aumentam os salários e oferecem incentivos.

Mas uma nova pesquisa oferece suporte para uma solução não tão radical, mas ainda incomum: a semana de trabalho de quatro dias.

Pesquisadores da firma financeira Jefferies perguntaram a jovens americanos (de 22 a 35 anos) que haviam deixado seus empregos recentemente o que seus ex-chefes poderiam ter feito para persuadi-los a ficar.

Trinta e dois por cento disseram que teriam ficado se tivessem recebido a oferta de uma semana de trabalho de quatro dias. Essa foi a segunda resposta mais comum, logo atrás dos 43% que teriam ficado por mais dinheiro.

O estudo também descobriu que 80% dos entrevistados apoiam uma semana de trabalho de quatro dias. Quanto aos 20% restantes: Apenas 3% disseram ser contra uma semana mais curta e 17% foram “neutros”. Entre os trabalhadores com diploma de bacharel, “sentir-se exausto” foi a razão número 1 pela qual desistiram.

Continua depois da publicidade:

Apoio crescente

A ideia de uma semana de quatro dias não é nova, mas a pandemia e o excesso de trabalho que veio com ela revigoraram os defensores.

Durante o verão, o congressista Mark Takano, da Califórnia, apresentou uma legislação que alteraria o Fair Labor Standards Act de 1938 – que codificou o modelo de 40 horas com o qual agora vivemos – para reduzir a semana de trabalho padrão para 32 horas.

Takano citou a revolta impulsionada pela pandemia das normas do local de trabalho em um artigo no mês passado, fazendo comparações com as cataclísmicas mudanças socioeconômicas da década de 1930.

“Global e nacionalmente, acho que estamos em um lugar semelhante agora”, disse Takano. “As normas estão sendo derrubadas e questionadas. As pessoas não querem voltar aos velhos tempos.”Isso não vai acontecer durante a noite”, disse ele. Mas pode acontecer mais rápido do que as pessoas esperam.

A semana de trabalho de 40 horas foi uma luta duramente conquistada por ativistas trabalhistas no início do século XX. E é fácil ver paralelos com o mercado de trabalho atual, quando os trabalhadores estão mais capacitados e os esforços de sindicalização estão crescendo.

Houve muitos experimentos para apoiar a ideia. Um estudo frequentemente citado na Islândia, no qual os trabalhadores reduziram suas horas sem reduzir o pagamento, foi saudado como um sucesso esmagador. Os pesquisadores descobriram que o bem-estar do trabalhador aumentou drasticamente em uma série de indicadores, como estresse percebido e esgotamento.

Quando a Microsoft tentou uma semana de trabalho mais curta no Japão em 2019, ela descobriu que a produtividade aumentou quase 40%.

A Elephant Ventures, uma empresa de engenharia de software e dados, começou a testar uma semana de trabalho de quatro dias em agosto de 2020 para ajudar a prevenir o esgotamento dos funcionários durante a pandemia.

Notavelmente, a Elephant Ventures reduziu sua semana de trabalho para quatro dias de 10 horas, mas o fim de semana de três dias foi tão bem recebido que a empresa está tornando a mudança permanente.

Continua depois da publicidade:

Por que demora tanto tempo?

Em 1930, o economista John Maynard Keynes fez a famosa previsão de que as horas de trabalho diminuiriam com o tempo e que, por volta de 2030, estaríamos todos trabalhando 15 horas por semana. Registre-se na segunda e terça-feira e, em seguida, prepare-se para um fim de semana de cinco dias. Em vez disso, a jornada de trabalho apenas aumentou, especialmente entre os assalariados.

Então, o que acontece?

Os especialistas ofereceram uma série de explicações – as grandes corporações relutam em mudar, especialmente se a mudança afetar os resultados financeiros. É difícil imaginar gerentes correndo para concordar em pagar aos trabalhadores a mesma quantidade de dinheiro por menos trabalho, mesmo que a produtividade se mantenha estável.

“Não vejo muito futuro na semana de quatro dias, porque não ajuda a maioria dos empregadores”, disse Peter Cappelli, professor de administração da Wharton School. Embora faça sentido em áreas como enfermagem, onde é importante ter a mesma pessoa cuidando por mais tempo a cada dia, ele diz, há pouco ou nenhum benefício para os escritórios tradicionais das 9h às 5h para tentar acomodar turnos de 10 horas.

Também há fundamentos culturais, como argumentou o economista Ben Hunnicutt. Antes do início do século 20, “o trabalho e a riqueza tinham um destino – uma vida humana mais rica e plena”, disse Hunnicutt ao Atlantic em junho.

Mas, o que aconteceu,é que o trabalho por si só assumiu o controle, tornando-se parte da identidade das pessoas como nunca antes. E, é claro, existe uma inércia simples. É difícil para os trabalhadores imaginar um cronograma diferente daquele com o qual cresceram.

Com contribuição de Kathryn Vasel, do CNN Business.

Continua depois da publicidade:

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 16h51
31°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
35°

Sensação

17.4 km/h

Vento

70.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
IN BOX 300X600
Renovee Energia Sola
Cia das Piscinas
SC News 2022
JF DIESEL
HC Hornburg
Renovee Energia Sola
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Pedra Flor 300x250
HC Hornburg
JF DIESEL 300X250
Fachini 300x250
Municípios
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
INFO CAMPE
Fachini 300x250
JF DIESEL 300X250
Últimas notícias
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Fachini 300x250
Livratto
Mais lidas
IN BOX 300X250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250