SC News 2022
FEMUSC
Bewegen 970x90
Lago impressionante

7 lagos coloridos e impressionantes que você precisa conhecer; VEJA FOTOS

Ao invés de uma água translucida ou um pouco turva, podemos observar cores como rosa, azul, violeta, amarelo, entre muitas outras.

MINUTO AMBIENTAL.

MINUTO AMBIENTAL.O meio ambiente esta presente em tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos. Leandro Madeira Canuto - Analista Ambiental do Norte Catarinense - Bewegen Ambiental - 47 98473-0832.

03/12/2021 14h07
Por: Vitor Blemer
Fonte: ND Mais
Lake Hillier, na Austrália é um dos lagos coloridos do mundo(Foto: Reprodução)
Lake Hillier, na Austrália é um dos lagos coloridos do mundo(Foto: Reprodução)

Em todo o mundo a natureza nos brinda com verdadeiras expressões de beleza. Uma delas – ou várias delas – certamente são os chamados lagos coloridos. Para quem nunca vislumbrou uma paisagem marcada por um elemento como esse, estamos falando de lagos onde coloração foge do comum. Ao invés de uma água translucida ou um pouco turva, podemos observar cores como rosa, azul, violeta, amarelo, entre muitas outras.

E ao contrário do que algumas pessoas possam vir a pensar em um primeiro momento, essa pigmentação não se deve a ação humana. Cada lago colorido – pelo menos os que serão apresentados a seguir – chegou a essa configuração devido a um equilíbrio bioquímico particular da fauna e flora local.

Lagos coloridos pelo mundo

  • Lake Hillier – Middle Island, Austrália
  • Laguna Colorada – Sud Lípez, Bolívia
  • Caño Cristales – La Macarena, Colômbia
  • Grand Prismatic Spring – Wyoming, EUA
  • Lagoa da Coca-Cola – Baía Formosa (RN)
  • Gruta do Lago Azul – Bonito (MS)
  • Lagoa de Caraís – Guarapari (ES)

Lake Hillier – Middle Island, Austrália

Na porção sul do território australiano, temos o Arquipélago Recherche, que abriga um lago cor de rosa de 600 m de comprimento. Quem visualiza apenas a imagem dessa paisagem, pode até pensar que a foto passou por algum tipo de tratamento. Afinal, é uma coloração surpreendente em todos os sentidos.

No entanto, garantimos para os mais incrédulos que o registro é autêntico. A cor se deve a elevados níveis de salinidade da água e a presença de halobactérias.

Além do belo Lago Hiller, o Arquipélago Recherche ainda é banhado pelo Oceano Atlântico, o que ajuda a criar a composição de uma paisagem ainda mais deslumbrante.

Lake Hillier – Middle Island, Austrália

Laguna Colorada – Sud Lípez, Bolívia

A Lagoa Vermelha fica localizada na fronteira entre Bolívia e Chile. E apesar do nome, sua coloração também pode ser rosa, a depender da época do ano.

Assim como o Lago Hiller, as águas da Lagoa Vermelha contam com elevada concentração de sal, um dos fatores responsáveis pela cor vermelha. Combinado a isso, temos a própria pigmentação das algas, que ajudam a compor a coloração.

A região de Suf Lípez é cercada de montanhas e é abriga diferentes espécies de flamingos. A penugem cor de rosa desses animais forma uma bela paleta de cores frente as águas do lago. Há quem diga, inclusive, em tom jocoso, que eles se banharam no lago e por isso apresentam essa pigmentação.

Laguna Colorada – Sud Lípez, Bolívia

Caño Cristales – La Macarena, Colômbia

Caño Cristales é um rio no interior da Colômbia que chama a atenção pela variedade de cores de suas águas. A depender da época do ano, é possível visualizar no fundo de suas águas a coloração verde, azul ou amarela.

Tal fenômeno se deve a pigmentação das algas presentes no fundo do rio. Conforme a temperatura, elas mudam de cor.

As margens do Caño têm quase 100 km de extensão e abrigam trilhas abertas à visitação, além de áreas próprias para banho. Entre junho e novembro, as cores das plantas ganham destaque graças ao nível da água. As árvores e formações rochosas da cordilheira de Serranía de la Macarena ajudam a compor a paisagem.

Caño Cristales – La Macarena, Colômbia

Grand Prismatic Spring – Wyoming, EUA

O famoso Parque Nacional de Yellowstone, cujo território em sua maior porção fica no estado de Wyoming, abriga a maior fonte termal dos Estados Unidos. Como pode ser visto na imagem, o Prismatic Spring é formado por anéis onde a água fica represada.

Suas cores oscilam entre o amarelo e laranja, sendo que o centro da fonte termal é predominantemente azul. Essa coloração se deve a presença de bactérias na água e combinação de resíduos minerais.

Grand Prismatic Spring – Wyoming, EUA

Lagoa da Coca-Cola – Baía Formosa (RN)

Situada a 100 km de Natal, a Lagoa Araraquara ficou conhecida como a “Lagoa da Coca-Cola” em função de sua coloração escura, que é resultado da predominância no solo da região de iodo ferro e carvão.

Turistas visitam a região para realizar trilhas e tomar banho no lago. Há quem diga, inclusive, que suas águas têm propriedades medicinais, embora não haja nenhum estudo conclusivo para confirmar tal hipótese.

A lagoa fica na grande reserva de Mata Atlântica da Mata Estrela. Há passeios de buggy e 4×4 que partem de Pipa e Natal rumo à lagoa no litoral Sul do RN, quase na divisa com a Paraíba.

 Lagoa da Coca-Cola – Baía Formosa (RN)

Gruta do Lago Azul – Bonito (MS)

O pantanal é conhecido por ser um dos biomas com uma das maiores superfícies alagadas do mundo. Entre rios e lagos, também é possível encontrar formações rochosas com águas represadas, que formam bela composição.

Na Serra da Bodoquena, por exemplo, temos a Gruta do Lago Azul. Esta é uma gruta de calcário que faz parte de uma unidade de conservação e pode ser acessada por meio de uma trilha juntamente a guias credenciados pelas autoridades locais.

O lago azul tem cor vibrante e reflete as formações rochosas, criando um cenário espetacular, especialmente quando os raios do sol incidem no local. E embora as águas sejam impróprias para banho, a visita vale a pena simplesmente para vislumbrar a paisagem durante a trilha e na chegada à gruta.

Gruta do Lago Azul – Bonito (MS)

Lagoa de Caraís – Guarapari (ES)

A Lagoa de Caraís fica em Guarapari, no estado do Espírito Santo. Suas águas de coloração avermelhada abrigam 21 espécies de peixes. Sua bacia está nas imediações de um costão rochoso responsável por formar um mirante natural.

Para acessá-la, é preciso fazer uma trilha partindo da sede do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, que também pode incluir uma passagem pela praia de Caraís, que tem mar agitado.

Lagoa de Caraís – Guarapari (ES)

Continua depois da publicidade:

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 16h40
31°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
35°

Sensação

17.9 km/h

Vento

67.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Renovee Energia Sola
SC News 2022
IN BOX 300X600
Cia das Piscinas
JF DIESEL
HC Hornburg
Pedra Flor 300x250
HC Hornburg
IN BOX 300X250
Pedra Flor 300x250
Renovee Energia Sola
Fachini 300x250
JF DIESEL 300X250
Municípios
Fachini 300x250
INFO CAMPE
JF DIESEL 300X250
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Últimas notícias
Fachini 300x250
Livratto
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Mais lidas
IN BOX 300X250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
IN BOX 300X250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250