Camp. TRÂNSITO
CAMP. Covid REFORÇO
Campanha Todas VACINAS
Bewegen 970x90
Outubro Rosa.

As questões mais comuns sobre cirurgia no tratamento ao câncer da mama.

O artigo de opinião que se segue - em formato de pergunta/resposta - é da autoria da médica Sara Carvalhal, cirurgiã geral no Hospital CUF Descobertas - CUF Oncologia.

07/10/2021 18h22
Por: Vitor Blemer
Fonte: Notícias ao Minuto
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Perguntas mais frequentes sobre cirurgia no tratamento do câncer da mama:

O tratamento do câncer da mama pode ser só a cirurgia?

Apesar da cirurgia ser um componente fundamental do tratamento do câncer da mama, só em alguns casos particulares é a única abordagem utilizada.

As opções de tratamento disponíveis além da cirurgia são a quimioterapia, a radioterapia e a hormonoterapia. O tratamento inclui, quase sempre, uma combinação destas opções, que se adequa a cada caso, após correto diagnóstico, estadiamento e discussão em consulta multidisciplinar.

É sempre necessário fazer uma mastectomia (1)?

Não. Desde o início dos anos 80 que está demonstrado que os resultados da mastectomia são equivalentes aos da cirurgia conservadora (2) seguida de radioterapia. Ou seja, é possível conservar a mama e fazer apenas uma tumorectomia (3) se a seguir se fizer radioterapia. 

Há contudo várias situações em que se mantém a indicação para mastectomia (envolvimento da pele, tumor inflamatório, carcinoma in situ de grandes dimensões ou relação mama/tumor desfavorável).

Notícias ao Minuto

Dr. Sara Carvalhal

É possível fazer logo a reconstrução?

Sim. É possível fazer técnicas de reconstrução mamária no mesmo tempo em que é realizada a cirurgia oncológica – cirurgia oncoplástica. Quando falamos de técnicas de reconstrução, incluímos técnicas mais simples para permitir um remodelamento da mama quando esta é conservada ou técnicas mais avançadas com utilização de expansores, próteses e retalhos para substituir a mama quando esta tem que ser removida. Por vezes é indicado fazer uma cirurgia à mama do outro lado para que possa haver simetria.

Há sempre remoção de gânglios da axila desse lado?

Quase sempre. A axila é a 1ª localização para onde vão as metástases (4) de cancro da mama. Por vezes no momento do diagnóstico já há gânglios envolvidos e neste caso devem ser removidos. Quando não há gânglios suspeitos após a investigação inicial faz-se uma biopsia do gânglio sentinela. Esta técnica identifica o 1º gânglio a receber a drenagem linfática do tumor e por isso aquele em que é mais provável haver metástases; é utilizada para permitir um adequado estadiamento e decidir tratamentos adjuvantes (5), como a quimioterapia.

A recuperação pós operatória é complicada?

Na maioria dos casos a recuperação após cirurgia da mama não é complicada. O internamento é habitualmente curto (1-3 dias) e a dor facilmente controlada com analgesia. Claro que a rapidez da recuperação depende da extensão da cirurgia e das técnicas reconstrutivas utilizadas. É comum ficarem drenos que permanecem alguns dias e haver necessidade de realização de pensos durante pelo menos 15 dias. Durante este tempo é recomendada a atividade física moderada sem esforços.

Glossário:

1 – cirurgia para remoção completa da mama;

2 – cirurgia em que é removido apenas o tumor, conservando a mama restante; 

3 – cirurgia de remoção do tumor; 

4 – lesões com origem no tumor mas que aparecem em órgãos diferente e à distância; 

5 – tratamentos que complementam a cirurgia e que têm como objetivo alcançar a cura/remissão completa e douradora da doença.

Continua depois da publicidade:

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 00h18
16°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 15°
16°

Sensação

4.8 km/h

Vento

87%

Umidade

Fonte: Climatempo
IN BOX 300X600
HC Hornburg
Cia das Piscinas
JF DIESEL
Renovee Energia Sola
IN BOX 300X250
Pedra Flor 300x250
HC Hornburg
Renovee Energia Sola
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
JF DIESEL 300X250
Municípios
JF DIESEL 300X250
INFO CAMPE
Fachini 300x250
IN BOX 300X250
Pedra Flor 300x250
Últimas notícias
Fachini 300x250
Livratto
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Mais lidas
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Fachini 300x250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250