Campanha Todas VACINAS
CAMP. Covid REFORÇO
Bewegen 970x90
Camp. TRÂNSITO
Qual é a moda agora?

Moda Primavera: veja tendências que vieram para ficar na estação.

Confira quais cores, peças e modelagens estarão em alta nos looks dos próximos meses.

01/10/2021 16h15
Por: Carla Taíssa
Fonte: SC News
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

A primavera acabou de começar, mas as tendências fashion da estação já estão à disposição de quem ama moda. No último ano, a moda uiinvestiu no conforto como ponto de partida para suas criações. Assim, conforto e praticidade devem seguir como tendências fortes. Além disso, ainda que as temperaturas não estejam muito quentes em várias partes do país, as trends da estação trazem muita alegria e estilo em looks confortáveis e cheios de atitude.

Então, chegou a hora de renovar o guarda-roupa. Por isso, o SC News conversou com Rauizi Floquet, 30 anos, que é consultora de Moda, formada pela Farage Inc. Rauizi também é analista de Coloração Pessoal, formada pelo Studio Immagine, e Personal Stylist por Manu Carvalho. Ela indica quais as principais tendências e como podemos utilizar em nosso guarda-roupa, de forma prática e econômica.

Confira a entrevista completa:

1- Quais são as principais tendências da estação para roupas?

R: As mudanças da pandemia refletiram também nas tendências de primavera. Por isso, as pessoas querem manter a sensação de conforto, indispensável no isolamento, e ao mesmo tempo querem usar peças maravilhosas para celebrar a vida. Então, vemos bastante brilho, cores, franjas e transparência, ao mesmo tempo em que vemos, também, modelagem oversized, wide leg e tecidos confortáveis.

Nas roupas dessa estação estão presentes elementos que remetem aos anos 90 e, de forma bem marcante, elementos que valorizam o “feito à mão”, como o crochê e a palha. O cropped vem com uma modelagem mais curta tipo faixa, as mangas bufantes continuam e o volume vem até em saias e vestidos. Por último, a alfaiataria, que pode ser em conjunto ou peças separadas, ganha uma nova versão, mais desconstruída e colorida. A novidade está nas peças com recortes e vazados assimétricos, podendo ser desde blusas até calças e vestidos, que deixam o visual mais descontraído. As estampas também seguem nessa linha divertida com um floral fun e listras coloridas, o xadrez vichy também está presente.

2- E para os calçados?

R: Assim como nas roupas, a busca pelo conforto e celebração também está presente nos sapatos. Relacionados ao conforto estão as peças sem salto, ou com salto tipo bloco e salto plataforma. As papetes e chinelos também vem para esta estação, porém revisitados, com cores e materiais diferentes. As cores vibrantes, material artesanal, tiras e amarrações, pedrarias, correntes e brilho vêm marcar a sensação de celebração presente em todas as pessoas nesse momento.

3-Quais cores podemos investir na primavera?

R: Com o sentimento otimista em relação à pandemia, por conta do avanço da vacinação, vem também a vontade de retomar a vida. Isso se torna bastante evidente nas cores que marcam a estação: o laranja e o rosa, principalmente o rosa, que se aproxima da cor oficial para 2022 segundo a Coloro e a WGSN, empresa de tendências. Mas, outras cores também estão presentes como o azul e o verde, e as candy colors, aquelas cores que vemos nos marshmallows de festas infantis.

4-Das tendências, quais delas você mais gosta? Por quê?

R: Gosto muito da tendência que valoriza o feito à mão e incorpora materiais e peças artesanais às composições. É uma forma de evidenciar o trabalho de artesãs e permite que cada um explore isso do seu jeito, bem personalizado.

5-Na sua opinião, quais são as principais peças que as pessoas devem investir nessa estação?

R: É complicado dizer, porque acredito que a compra deve ser feita baseada no estilo de vida, nos gostos e necessidades individuais, e não somente no que está em alta nas tendências de moda. Contudo, existem peças que podem ser sugeridas sim, pois atendem as necessidades de grande parte da população, ou têm características que perpassam a temporalidade das tendências. Essas peças são as calças jeans, com cintura marcada e pernas largas, as famosas wide legs, e as variadas peças em alfaiataria (camisas, blazers, calças e vestidos...). Além disso, a tendência do “feito à mão” é uma boa sugestão de investimento pois tem uma gama de produtos tão diferentes que podem se adequar mais facilmente às necessidades individuais.

6-Sobre as tendências, como podemos aderir em nosso dia a dia, sem gastar muito?

R: Acho que é importante olhar primeiro o que já tem no guarda-roupa antes de comprar. A moda é cíclica, então pode ser que você tenha algo parecido guardado no seu armário. As tendências também passam de uma estação para outra, como o cropped, as mangas bufantes e a alfaiataria, e muito provavelmente você também já comprou uma dessas peças.

Mas se você não guardou, não comprou e quer aderir as tendências do momento sem gastar muito, aposte em acessórios. Os acessórios costumam ter um valor de investimento menor, por isso permitem que você compre mais de um item, e ainda têm a capacidade de mudar completamente a imagem de um look.  Uma outra alternativa é aproveitar a tendência do “feito à mão” e tentar fazer algo você mesma, como peças em crochê, que podem ser desde de acessórios até peças de roupa inteiras. Além de diminuir o custo ainda agrega personalidade às suas composições.

7-Quais dicas você daria para quem trabalha em ambiente/formal? Como seguir as tendências sem parecer exagerado?

R: Se o dress code do trabalho não permite inovar muito, sugiro optar por tendências menos impactantes, como a alfaiataria, escolhendo peças mais minimalistas, sem muitos exageros. E deixar para aderir às outras tendências nas bolsas, sapatos e acessórios. Se uma pessoa usa, por exemplo, um sapato ou bolsa rosa ela estará dentro da tendência de cor e o impacto será menor do que se ela utilizar um blazer todo rosa. Isso acontece porque o nosso olhar se mantém mais próximo à região do rosto (onde está o blazer), enquanto tudo que fica mais distante do rosto (bolsa e sapato) fica menos perceptível. Uma outra alternativa é associar tendências, por exemplo: quando a alfaiataria tem recortes e vazados assimétricos, estrategicamente localizados, é possível estar completamente “na moda” e ainda assim respeitar o código de vestimentas.

8-Você poderia indicar famosas (blogueiras, atrizes, modelos, cantoras, etc) que você acredita que sejam boas inspirações para a moda agora na primavera?

R: Duas influencers que sempre estão à frente nas tendências são Thássia Naves e Camila Coelho. Mas gosto muito de ter como referência pessoas que se aproximam mais do jeito real de se vestir, mesmo que não estejam usando todas as últimas tendências da moda. São as queridas: Ana Letícia, do antigo “Anita bem Criada”; Ana Soares, do “Moda pé no chão”; Joanna Moura, do antigo “Um ano sem Zara”; e Carol Burgo, da “Loja Prosa”. Sugiro também Thais Farage, da Farage Inc, como um exemplo de impacto visual.

9-Você gostaria de deixar algum recado para nossos leitores?

R: Sim, acredito que o vestir é como instrumento de expressão, um meio para que você utilize e se comunique da melhor forma possível. Então não deixe que as tendências façam isso por você, elas estão aí para te ajudar e não para falarem em seu lugar.

Continua depois da publicidade:

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 01h41
16°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 15°
16°

Sensação

5.6 km/h

Vento

85.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Renovee Energia Sola
JF DIESEL
HC Hornburg
Cia das Piscinas
IN BOX 300X600
Pedra Flor 300x250
Renovee Energia Sola
Fachini 300x250
HC Hornburg
IN BOX 300X250
Pedra Flor 300x250
JF DIESEL 300X250
Municípios
Pedra Flor 300x250
INFO CAMPE
Fachini 300x250
IN BOX 300X250
JF DIESEL 300X250
Últimas notícias
Livratto
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Fachini 300x250
Mais lidas
IN BOX 300X250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250