Bewegen 970x90
CAMP. Covid REFORÇO
Campanha Todas VACINAS
Camp. TRÂNSITO
Racismo é crime!

PM que admite ser racista e ameaça mulher em vídeo é investigado em SC. VEJA VÍDEO:

Policial da reserva disse que não suportava negros e chama mulher de macaca.

17/09/2021 18h19Atualizado há 1 mês
Por: Vitor Blemer
Fonte: NSC Total
Helio Martins é investigado pela Polícia Civil por racismo(Foto: Reprodução)
Helio Martins é investigado pela Polícia Civil por racismo(Foto: Reprodução)

O policial da reserva Helio Martins, 57 anos, é investigado pela Polícia Civil pelo crime de racismo. Ele é morador de São Ludgero, no Sul catarinense. Em um vídeo que circula nas redes sociais, ele diz que não suporta negros, chama a mulher que grava as imagens de macaca e admite ser racista. A identidade do homem foi confirmada pela polícia.

— Porque eu tenho ódio, porque eu sou racista, porque eu não suporto negro. Eu tenho amigo negro, mas amigo decente, não essa negrada do c..., que é marrento que nem tu — afirma.

No vídeo, Martins aparece brigando com uma mulher. Além das falas racistas, o homem chega a ameaçar bater com um chinelo na interlocutora.

— Quer ver? Fala de novo. Fala de novo, sua macaca do c... Demônio, desgraçada.

Um inquérito policial aberto nesta sexta-feira (17) apura o crime. Segundo o delegado Éder Matte, responsável pelas investigações, o casal que aparece nas imagens já foi identificado. Eles estariam divorciados, segundo o delegado.

— Já determinei algumas diligências a respeito de identificar o local dos fatos, as autorias, enfim, todas as circunstâncias em que ocorreram esses fatos — pontua.

O crime de racismo é previsto pela Lei nº 7.716 /1989. A pena máxima é de três anos e também há previsão de pagamento de multa.

O caso de ameaça ainda não é investigado pela polícia. Segundo Matte, a mulher teria que prestar queixa para que seja possível apurar o crime. Até o momento, a mulher não procurou a polícia.

Veja o vídeo:

A Polícia Militar de Santa Catarina emitiu nota sobre o caso, em que diz que o sargento Helio Martins está na reserva desde 2016. No texto, a polícia afirma repudiar qualquer violência contra mulher e o crime de racismo. O caso será encaminhado para Corregedora para uma possível investigação.

A reportagem procurou Helio Martins. Foi encontrado um perfil do policial militar da reserva nas redes sociais, em que foi feito contato com ele para repercutir o vídeo e a investigação. Cinco minutos após o envio do texto, a página de Martins foi excluída.

Confira a nota da PM na íntegra:

A respeito do referido vídeo divulgado recentemente em redes sociais, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Centro de Comunicação Social vem esclarecer que:

- A PMSC repudia toda e qualquer tipo de violência contra a mulher ou vulnerável, bem como qualquer tipo de racismo. Diante deste fato, a referida ocorrência deverá ser apurada com rigor por todos os processos legais;

- O homem que aparece no vídeo é sargento da PMSC, que está na reserva desde 9 de março de 2016.

- Todo policial militar, seja de ativa ou da reserva, deve seguir em conformidade com os dispositivos previstos no Regulamento Disciplinar da PMSC, Código Penal Militar e legislação penal geral. O caso identificado será encaminhado à Corregedoria-Geral da PMSC.

Centro de Comunicação Social (CCS) da Polícia Militar de Santa Catarina

Continua depois da publicidade:

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
CRICIÚMACRICIÚMA - SC
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 01h53
16°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 15°
16°

Sensação

6.2 km/h

Vento

86.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
HC Hornburg
Cia das Piscinas
Renovee Energia Sola
IN BOX 300X600
JF DIESEL
Fachini 300x250
HC Hornburg
Pedra Flor 300x250
Renovee Energia Sola
JF DIESEL 300X250
Pedra Flor 300x250
IN BOX 300X250
Municípios
INFO CAMPE
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
IN BOX 300X250
JF DIESEL 300X250
Últimas notícias
IN BOX 300X250
Fachini 300x250
Livratto
Pedra Flor 300x250
Mais lidas
IN BOX 300X250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
IN BOX 300X250
Pedra Flor 300x250