Campanha Pref JGS Combate ao Fumo
Campanha Setembro Amarelo
Bewegen 970x90
Vamos LER?

Hábito da leitura aumenta durante a pandemia, aponta pesquisa.

Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, venda de livros no primeiro semestre aumenta 48,5% em relação a 2020.

CULTURA COMENTADA

CULTURA COMENTADAEspaço para falar de cultura em todos os seus formatos e dimensões, valorizando e informando tudo que se refere ao tema.

01/09/2021 17h10Atualizado há 4 semanas
Por: Carla Taíssa
Fonte: SC News
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Durante a pandemia, com a necessidade de ficar em isolamento, alguns hábitos, como o da leitura, ganharam mais força. E isso pode ser constatado a partir das vendas de livros no país. Isso porque, o mercado de livros nacional encerrou o primeiro semestre do ano em alta. Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, 28 milhões de exemplares foram vendidos, o que representa alta de 48,5% em relação aos 18,9 milhões vendidos no mesmo período de 2020.

Este aumento do consumo de livros pode ser explicado, além do fator pandemia, pelas próprias estratégias de marketing e de aproximação com o público que autores e editoras têm feito. Desde ações promocionais, oferta de bons lançamentos e o estreitamento do relacionamento com os leitores através das redes sociais. Além disso, ler é uma prática prazerosa e relaxante, que pode fazer bem tanto para a saúde mental, quanto para o desenvolvimento do ser humano como cidadão.

Como exemplo, a escritora Izadora Pedruzzi relata a diferença que a leitura fez em sua vida. Mesmo trabalhando com escrita, ela relata que na pandemia sentiu diferença no número de livros lidos. “Antes da pandemia, durante o período do meu trabalho, ou das minhas aulas, eu parava minhas leituras, acabava lendo mais nos momentos de tempo livre”, explica.

“No entanto, com a pandemia e por ficar mais em casa, me dediquei mais a leitura. É uma forma de colocar minha cabeça no lugar. Ler chegou como forma de ajuda para manter minha saúde mental, e também forma de ocupar esse maior tempo livre. Agora eu me concentro e me dedico mais nessa leitura, que antes deixava em segundo plano”, conta Izadora, que adora ler ficção e literatura fantástica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

Já a designer Karime Silva conta que os livros a ajudaram a superar a depressão e as crises de ansiedade. “Eu me vi em pânico na pandemia. Ficar muito tempo em casa me deixou ainda mais ansiosa e tive muitas crises. Foi então que minha amiga me presenteou com livros de poesia e me incentivou a ler. De lá para cá não parei mais! Me sinto muito mais motivada e me ajudou bastante no meu tratamento”, explica.

E essa é justamente outra explicação desse maior consumo de livros, o aumento do hábito da leitura traz inúmeras consequências positivas. “A leitura nos permite falar e escrever melhor, aumenta nosso vocabulário, nos ajuda a pensar criticamente e ter novas ideias. Além disso, é possível desenvolver a criatividade, melhorar a concentração e nos permitir conhecer histórias diferentes por meio de uma nova visão, nos tornando mais empáticos”, explica a pedagoga Juliana Oliveira.

E vai além. “Até mesmo em momentos mais complicados da nossa vida, quando precisamos solucionar problemas cotidianos, o hábito de ler nos permite abrir um leque de possibilidades diversas e a pensar de maneira mais reflexiva para resolver a situação de modo coerente e eficaz”, finaliza Juliana.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
RIO MAFRARIO MAFRA - SC
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 09h31
24°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
24°

Sensação

5.9 km/h

Vento

64.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cia das Piscinas
HC Hornburg
Renovee Energia Sola
JF DIESEL
Grão de Gente 300x600
Pedra Flor 300x250
JF DIESEL 300X250
Fachini 300x250
Ig Energia
HC Hornburg
Prática
Grão de Gente 300x250
Renovee Energia Sola
Lar dog lar
Pedra Flor 300x250
Municípios
Pedra Flor 300x250
INFO CAMPE
Fachini 300x250
JF DIESEL 300X250
SOS Cidadão
Grão de Gente 300x250
Últimas notícias
Livratto
Rodízio em Casa Jaraguá
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Mais lidas
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250