Campanha Pref JGS Combate ao Fumo
Campanha Setembro Amarelo
Bewegen 970x90
7 DE SETEMBRO!

Fechamento do STF e criação de Corte militar estão na pauta de atos de 7/9. Veja ameaças.

Fechamento do STF e criação de Corte militar são ideias que circulam em grupos de apoiadores do presidente que vão às ruas no feriado.

POLÍTICA AGORA

POLÍTICA AGORATudo sobre o tema na região, estado, país e mundo.

27/08/2021 16h52Atualizado há 1 mês
Por: Vitor Blemer
Fonte: Metrópoles
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

No último dia 20 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que os atos que ele está ajudando a promover no próximo dia 7 de setembro serão “uma fotografia para o mundo” do que seus apoiadores querem. “Eu só posso fazer alguma coisa se vocês assim o desejarem”, disse ele a simpatizantes. Nas redes virtuais de apoio ao presidente, porção considerável quer ver nessa fotografia a imagem de uma ruptura institucional, numa subida de tom em relação aos mais recentes atos em apoio ao governo.

Envolvido em uma crise institucional com o Judiciário, Bolsonaro agora prevê “movimentos extremamente pacíficos”, como disse nesta quinta (26/8), mas aqueles mais radicalizados continuam promovendo ideias golpistas na linha do que defendeu em áudio – que agora tenta rejeitar – o cantor e ex-deputado federal Sérgio Reis.

A virulência crescente assusta os mais moderados que seguem o presidente, como mostrou a deputada estadual por São Paulo Janaina Paschoal (PSL) em postagem no Twitter na terça:

 

As ameaças

As convocações golpistas circulam em vários formatos nos grupos bolsonaristas. Uma delas é um arquivo em PDF com discurso muito similar ao que levou Sérgio Reis a ser investigado no Supremo Tribunal Federal: caminhoneiros e ruralistas realizariam um bloqueio nas rodovias e um ultimato seria feito ao Senado pela aprovação do voto impresso e pela retirada dos ministros da Suprema Corte (veja trechos abaixo).

“Nossa meta: convocar as Forças Armadas para pôr ordem, caso o Congresso não acatar (sic) nossas exigências”, diz o arquivo compartilhado por diferentes perfis em vários grupos bolsonaristas acompanhados pela reportagem, quase sempre com o selo “encaminhado com frequência”.

“A partir do dia 7 de setembro, será declarada uma segunda independência”, diz trecho de documento que circula em grupos do WhatsApp e do Telegram.

Outra mensagem de texto compartilhada, e também encaminhada com frequência, diz que há “500 mil pessoas certas para levar a Brasília” no feriado e que será entregue ao senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, ordem para “dissolver o STF e o Congresso Nacional”. Ainda segundo a mensagem, “este documento tem o apoio do presidente Bolsonaro e do Exército Brasileiro”.

Consta ainda o inconstitucional suposto plano de criação de um “tribunal constitucional militar”, que estaria acima do STF (grifado em negrito no original) e serviria para “julgar todos os bandidos e criminosos que estão nos Poderes da República, desde prefeitos, governadores, deputados, senadores e ministros do STF”, diz o texto, deixando de fora apenas o presidente da República.

Seria um tribunal para reaver o que a porção mais radical da militância bolsonarista acredita que se perdeu: a justa divisão e independência entre os Poderes.

Veja os registros feitos nesta quinta-feira (26/8) em grupos acompanhados pela reportagem do Metrópoles:

grupo bolsonarista whatsapp convoca para 7/9

grupo bolsonarista whatsapp convoca para 7/9

grupo bolsonarista whatsapp convoca para 7/9

grupo bolsonarista whatsapp convoca para 7/9

grupo bolsonarista whatsapp convoca para 7/9

grupo bolsonarista whatsapp convoca para 7/9

grupo bolsonarista whatsapp convoca para 7/9

twitter bolsonarista convoca para 7/9

As mensagens convocando bloqueios de estradas e pregando ruptura institucional não receberam respostas com críticas nos grupos que a reportagem acompanha. Esses grupos temáticos são marcados pela ausência de diálogo e funcionam mais como um repositório de propaganda bolsonarista.

Em redes abertas, como o Twitter, uma busca por termos como “Artigo 142“, um trecho da Constituição que daria abertura a uma intervenção militar na visão de militantes radicalizados, traz milhares de resultados recentes. O YouTube é outro meio usado pelos propagadores de ideias antidemocráticas. Veja exemplo de vídeo defendendo um suposto tribunal militar que estaria acima do STF e que amealhou mais de 26 mil visualizações em quatro dias.

youtuber golpista

Postagem no YouTube sobre suposto tribunal militar

Preparação para o 7 de Setembro

A preocupação com o conteúdo golpista da pauta de parte dos manifestantes que irão às ruas em 7 de setembro foi redobrada no início desta semana, quando um comandante de tropas no interior de São Paulo foi exonerado pelo governador João Doria (PSDB) porque estava chamando “amigos” para o ato e criticando dura e abertamente o STF e o próprio governador.

Em carta divulgada na quarta (25/8), governadores dos nove estados do Nordeste disseram que serão proibidas convocações de policiais militares para os protestos a favor do presidente e contra o Judiciário.

No DF, as forças de segurança monitoram as mobilizações na internet para planejar o tamanho do efetivo que será destacado a fim de acompanhar a manifestação.

Grupos de ruralistas convocam voluntários para acampar em Brasília após o feriado, no que seria parte do plano de pressão sobre os poderes Legislativo e Judiciário.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 09h21
24°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
24°

Sensação

4.9 km/h

Vento

68.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
HC Hornburg
Renovee Energia Sola
JF DIESEL
Grão de Gente 300x600
Cia das Piscinas
Lar dog lar
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Pedra Flor 300x250
Renovee Energia Sola
JF DIESEL 300X250
Grão de Gente 300x250
HC Hornburg
Prática
Ig Energia
Municípios
JF DIESEL 300X250
SOS Cidadão
INFO CAMPE
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Últimas notícias
Livratto
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Rodízio em Casa Jaraguá
Fachini 300x250
Mais lidas
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250