Bewegen 970x90
Campanha Setembro Amarelo
Campanha Pref JGS Combate ao Fumo
"Viadagem..."

Prefeito de Criciúma demite professor por exibir clipe de música de Criolo com temática LGBTQIA+ em aula de artes.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Clésio Salvaro (PSDB) disse que a administração não concordava com divulgação do conteúdo "erotizado" e com "viadagem na sala de aula". Clipe tem 1,2 milhão de visualizações, e música foi indicada ao Grammy Latino em 2019.

FATOS E FOFOCAS

FATOS E FOFOCASTudo sobre o mundo dos famosos em um só lugar!

26/08/2021 13h47Atualizado há 1 mês
Por: Vitor Blemer
Fonte: G1 SC
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

O prefeito de Criciúma, no Sul catarinense, Clésio Salvaro (PSDB), anunciou na noite de quarta-feira (25) a demissão de um professor temporário da rede municipal que passou aos alunos o clipe do cantor Criolo, da música "Etérea", que tem temática LGBTQIA+. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o político disse que a administração não concordava com o conteúdo "erotizado" e a "viadagem na sala de aula".

Na gravação, o prefeito também disse aos pais de alunos para denunciarem casos que considerarem inadequados.

O videoclipe da canção foi apresentado em uma aula de artes na Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira (24), em uma sala do 9º ano de ensino, com estudantes entre 14 e 15 anos. O G1 não conseguiu contato com o educador.

videoclipe da canção foi apresentado em uma aula de artes na Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira (24), em uma sala do 9º ano de ensino — Foto: Poliana Rodrigues/NSC TV

videoclipe da canção foi apresentado em uma aula de artes na Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira (24), em uma sala do 9º ano de ensino — Foto: Poliana Rodrigues/NSC TV

"Expôs um vídeo erotizado, de forma inapropriada para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, nós não toleramos. Está demitido esse, sei lá, esse profissional. Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isto não vai acontecer, este tipo de atitude. Essa 'viadagem' na sala de aula, nós não concordamos", disse Salvaro no vídeo.

VEJA FALA DO PREFEITO:

O clipe de "Etérea" tem 1,2 milhão de visualizações no YouTube e, em 2019, a música foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. Na letra, o cantor defende a liberdade, o "jeito de amar" e "amores aceitos sem imposições". O projeto audiovisual abrange, além do clipe, um documentário e um site com o mesmo nome.

Sobre um fundo colorido, pessoas de diversas orientações sexuais e com diferentes identidades de gênero fazem performances de dança.

Após a demissão, Criolo usou as redes sociais para lamentar o episódio. "Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira", disse.

VEJA O VÍDEOCLIPE: 

'Etérea', música que contesta padrões musicais e sexuais — 

Manifestação

Jucélia Vargas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), se solidarizou com o professor e disse que a entidade irá dar apoio jurídico ao profissional para "processar o prefeito por homofobia praticada através do vídeo com falas homofóbicas".

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que o conteúdo, que classificou de inapropriado, não faz parte do plano de ensino. Por isso, "medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores" (leia a íntegra abaixo).

Íntegra da nota da prefeitura

O Governo Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, vem a público esclarecer que a prática pedagógica de professores da rede de ensino, é orientada a partir das Diretrizes Curriculares, por meio do Plano de Ensino Unificado. Esse plano reúne os conteúdos que deverão ser ministrados junto aos estudantes em cada ano letivo. Ressaltamos que o episódio recente, envolvendo conteúdo inapropriado em vídeo apresentado por um dos professores, além de não constar no Plano de Ensino da Rede, estando, portanto, em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação, não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma. Dessa forma, as medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores da Rede Municipal de Ensino, e os país que perceberem qualquer atitude semelhante podem fazer denúncia a Secretaria Municipal de Educação".

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
CRICIÚMACRICIÚMA - SC
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 09h31
24°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
24°

Sensação

5.9 km/h

Vento

64.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cia das Piscinas
HC Hornburg
Renovee Energia Sola
JF DIESEL
Grão de Gente 300x600
Grão de Gente 300x250
JF DIESEL 300X250
Prática
Lar dog lar
Pedra Flor 300x250
Ig Energia
HC Hornburg
Pedra Flor 300x250
Renovee Energia Sola
Fachini 300x250
Municípios
Fachini 300x250
SOS Cidadão
Grão de Gente 300x250
JF DIESEL 300X250
INFO CAMPE
Pedra Flor 300x250
Últimas notícias
Rodízio em Casa Jaraguá
Livratto
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Mais lidas
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250