Campanha Setembro Amarelo
Bewegen 970x90
Campanha Pref JGS Combate ao Fumo
Pacheco disse não!

Bolsonaro após Pacheco barrar impeachment de Moraes: “Estou praticamente sozinho”.

O presidente alega que o ministro do STF "joga fora das quatro linhas da Constituição", mas presidente do Senado não acolheu o processo.

POLÍTICA AGORA

POLÍTICA AGORATudo sobre o tema na região, estado, país e mundo.

26/08/2021 12h21
Por: Vitor Blemer
Fonte: Metrópoles
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (26/8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante entrevista à rádio Jornal Pernambuco, lamentou o fato de o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ter negado a abertura de processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O mandatário também desistiu, por enquanto, de pedir abertura do processo de impeachment do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

“Os Poderes são independentes. Eu entrei com a ação para que o processo fosse avante. Nem vou dizer caçar, ou não, o ministro Alexandre de Moraes. O Pacheco entendeu e acolheu uma decisão da sua advocacia, advocacia do Senado. Mas, quando chegou uma ordem do ministro (Luís Roberto) Barroso para abrir a CPI da Covid, ele mandou abrir”, relembrou o chefe do Executivo federal.

Bolsonaro apontou que Pacheco agiu diferentemente da forma como atuou no passado.

Cerimônia de comemoração do dia do soldado no Quartel General do Exército agenda bolsonaro militares 4

“Vocês sabem que nessa briga eu estou praticamente sozinho. O que são as acusações contra o senhor Alexandre de Moraes? Ele ignora a Constituição Federal. Ele desconhece e ignora vários incisos do artigo 5º. Ele ignora o direito de ir e vir, a liberdade de expressão. Ele abriu o Inquérito das Fake News – e as fake news nem estão tipificadas no Código Penal – e simplesmente começa a investigar qualquer um”, salientou Bolsonaro.

O presidente da República solicitou o impeachment de Moraes, por considerar que o ministro estaria “jogando fora das quatro linhas da Constituição”. “Nas últimas semanas, o STF, por intermédio do ministro Alexandre de Moraes, determinou a instauração de inquérito policial a fim de investigar condutas que eu supostamente teria praticado durante a transmissão das lives de quinta-feira”, dizia trecho do pedido.

A decisão de Pacheco foi confirmada durante coletiva de imprensa, após sessão no Senado. O parlamentar recebeu parecer da Advocacia-Geral do Senado sugerindo a rejeição do requerimento.

“Cabe à presidência, ao receber o pedido de impeachment, fazer a avaliação inicial a respeito das condições objetivas, formais e materiais desse pedido. Imediatamente, ao receber o pedido, encaminhei à Advocacia-Geral do Senado. O parecer, muito bem fundamentado, reconhece que os fatos declinados na petição não se superpõem às hipóteses que admitem o pedido de impeachment. É preciso haver a adequação do fato ao que prevê a lei federal”, disse Pacheco.

Outras críticas

O chefe do Executivo federal ainda criticou prisões recentemente ordenadas pelo STF; entre elas, a do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que responde por ameaças feitas nas redes sociais contra a Suprema Corte; a do presidente do PTB, Roberto Jefferson, por suposta participação em uma organização criminosa para atacar a democracia; e a do blogueiro Oswaldo Eustáquio, por propagação de fake news.

“Ele prende e tira a liberdade – como estão sem liberdade, agora, o Roberto Jefferson, Eustáquio e o deputado federal Daniel Silveira. Tudo baseado em matérias que esses caras botaram nas mídias sociais, ou por conta de pronunciamentos”, apontou.

“A nossa Constituição é bem clara. A sua liberdade de expressão, se você extrapola, qualquer um entra na Justiça vai pedir danos morais, ressarcimento, seja lá o que for. Nunca prender as pessoas. […] Eu lamento a posição do senhor Pacheco no dia de ontem, mas nós continuaremos aqui no limite, dentro das quatro linhas, para buscar garantir a liberdade para o nosso povo”, finalizou.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 11h05
26°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
27°

Sensação

7.3 km/h

Vento

61.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
JF DIESEL
Cia das Piscinas
Renovee Energia Sola
HC Hornburg
Grão de Gente 300x600
Fachini 300x250
Renovee Energia Sola
Pedra Flor 300x250
Ig Energia
Pedra Flor 300x250
Prática
Grão de Gente 300x250
Lar dog lar
JF DIESEL 300X250
HC Hornburg
Municípios
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
INFO CAMPE
JF DIESEL 300X250
Fachini 300x250
SOS Cidadão
Últimas notícias
Livratto
Rodízio em Casa Jaraguá
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Mais lidas
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250