Campanha Pref JGS Combate ao Fumo
Campanha Setembro Amarelo
Bewegen 970x90
Jogos Paralímpicos

Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 começam com cerimônia enxuta e emocionante.

A pira paralímpica foi acesa por três atletas japoneses: Yui Kamiji (tênis sobre cadeira de rodas), Shunsuke Uchida (bocha) e Karin Morisaki (halterofilismo).

24/08/2021 18h30
Por: Vitor Blemer
Fonte: Notícias ao Minuto
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 foi enxuta, mas ainda assim emocionante. Sob o lema de "nós temos asas", os organizadores realizaram nesta terça-feira uma festa menor e mais rápida se comparada com a da Olimpíada e destacou como todas as pessoas têm as mesmas capacidades e podem alcançar grandes feitos. A pira paralímpica foi acesa por três atletas japoneses: Yui Kamiji (tênis sobre cadeira de rodas), Shunsuke Uchida (bocha) e Karin Morisaki (halterofilismo).

O desfile das delegações foi menor e mais rápido, enquanto que as peças de entretenimento demoraram menos para serem concluídas, embora também tenham sido um espetáculo. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) apostou mais na exibição de vídeos para apresentar os esportes e reforçar a campanha de #WeThe15 (Nós, os 15), que destaca que 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência e vive a vida normalmente, com um ou outro percalço.

A primeira coisa a ser exibida foi um vídeo com alguns dos esportes, seguido pela apresentação de dançarinos com todos os tipos de deficiência e fogos de artifício. Na sequência, houve a entrada do imperador japonês Naruhito e do presidente do IPC, o brasileiro Andrew Parsons.

Pouco depois houve a entrada da bandeira do Japão, conduzida por cinco atletas paralímpicos e um bombeiro, como forma de homenagear a categoria. A deficiente visual Hirari Sato cantou o hino japonês. Na sequência, houve uma apresentação de Karakuri, um teatro de marionetes com a participação dos dançarinos, logo antes da entrada dos três "agitos", que formam o símbolo paralímpico. Os esportes da Paralimpíada foram apresentados em vídeo.

O desfile das delegações também foi reduzido em relação ao da Olimpíada, com mais delegações cumprindo as orientações de levar poucos atletas. A Nova Zelândia, por exemplo, não permitiu que nenhum de seus atletas fosse e a bandeira foi carregada por voluntários. O Brasil teve quatro pessoas: os porta-bandeiras Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, Alberto Martins, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e Ana Carolina Alves (técnica da classe BC4 da bocha e staff de Evelyn).

Dois momentos emocionantes foram a entrada da bandeira do Afeganistão, apesar de nenhum atleta do país que se classificou ter conseguido viajar a Tóquio, e a participação de cães-guia junto com a delegação de Israel.

Após o término do desfile, projeções no solo representaram as bandeiras de todos os povos e, em seguida, a Terra, antes de mais fogos de artifício. Em seguida, veio a apresentação da "pequena monoasa", protagonizada pela cadeirante Yui Wago, de 13 anos, junto com atores que possuem outras formas de deficiência, em uma primeira parte melancólica, na qual a personagem demonstrava desanimação com a sua situação.

Na segunda parte da peça, apresentada após os protocolos de discursos, hasteamentos das bandeiras e juramentos, um show de música, dança e luzes animaram a "monoasa", demonstrando que ela passou a aceitar quem era e a acreditar que podia conseguir os sonhos até, por fim, "voar".

O percurso final da tocha paralímpica foi representando uma passagem de bastão entre gerações: três atletas idosos japoneses passaram as tochas para profissionais da saúde, que carregaram até os atletas que acenderam a pira.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 09h52
24°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
24°

Sensação

5.9 km/h

Vento

64.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
JF DIESEL
Grão de Gente 300x600
Cia das Piscinas
Renovee Energia Sola
HC Hornburg
Ig Energia
JF DIESEL 300X250
Pedra Flor 300x250
HC Hornburg
Lar dog lar
Pedra Flor 300x250
Renovee Energia Sola
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Prática
Municípios
SOS Cidadão
Grão de Gente 300x250
INFO CAMPE
JF DIESEL 300X250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Últimas notícias
Livratto
Fachini 300x250
Rodízio em Casa Jaraguá
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Mais lidas
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250