Campanha Pref JGS Combate ao Fumo
Bewegen 970x90
Campanha Setembro Amarelo
VÍDEO IMPRESSIONANTE

Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa "ondas" em triplex de R$ 17 milhões; VEJA VÍDEO:

Imagens de “ondas” numa piscina que fica na sacada de um apartamento milionário em Balneário Camboriú ganharam as redes sociais por um motivo curioso:

FATOS E FOFOCAS

FATOS E FOFOCASTudo sobre o mundo dos famosos em um só lugar!

20/08/2021 18h12Atualizado há 1 mês
Por: Vitor Blemer
Fonte: NSC Total
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Imagens de “ondas” numa piscina que fica na sacada de um apartamento milionário em Balneário Camboriú ganharam as redes sociais por um motivo curioso: as cenas, gravadas na última quinta-feira (19), comprovam na prática a oscilação do edifício, provocada pelo vento.

A gravação foi feita em um apartamento à venda no 30º andar de um edifício de frente para o mar, na Avenida Atlântica. O autor do vídeo é o empresário Patrick Biazotto, sócio da Swaps tecnologia imobiliária, que negocia o apartamento. Ele publicou as imagens redes sociais enquanto fazia uma visita ao imóvel, e o vídeo rapidamente ganhou repercussão.

- Estava ventando muito e a água balançava bastante, mas não senti nada (de oscilação). Tanto, que só percebi mesmo o vento quando abri a porta de vidro e vi a piscina – comentou o empresário.

De acordo com a propagação das ondas dentro da piscina, especialistas ouvidos pela coluna dizem que a movimentação não foi resultado de ação direta do vento sobre a superfície da água, mas de um fenômeno chamado “sloshing”: a oscilação de líquido dentro de um recipiente em movimento. Ou seja, o que provoca as ondas é a movimentação da própria piscina.

 

Sérgio Stolovas, engenheiro de estruturas e um dos maiores especialistas do país nesse tipo de fenômeno, diz que é como caminhar com um prato de sopa nas mãos. A louça se move, e o líquido também.

 

- Pode causar ondas altas mesmo com oscilações muito pequenas. O sloshing é um tema muito conhecido em outras áreas, como o transporte de líquidos em caminhões – comenta.

Em prédios, a oscilação é necessária para que a estrutura ceda levemente ao vento, sem ser danificada. O desafio, para os engenheiros, é tornar esse vaivém imperceptível aos moradores.

- É fato que todas as edificações se movimentam, dentro de limites estabelecidos pelas normas, para não causar patologias nas construções, como fissuras. E há limites para que os usuários não se sintam desconfortáveis – diz o engenheiro Bruno Ricardo Franzmann, que trabalhou em projetos de alguns dos maiores arranha-céus de Balneário Camboriú.

 

Sérgio Stolovas diz que, se a construção está de acordo com as normas e as boas práticas de engenharia, não há perigo para os usuários.

 

- Não é um risco, mas pode ser um problema funcional – diz.

Esta não é a primeira vez que o balanço de uma piscina em Balneário Camboriú repercute nas redes sociais. Em 2018, durante uma tempestade, uma moradora filmou a água transbordando na piscina em um prédio de 46 andares.

O Brasil ainda não tem normas para estabelecer o limite de conforto em relação à oscilação dos edifícios. Mas a possibilidade de incluir essa regra está em discussão entre os especialistas. Para quem gosta de viver nas alturas, esse não parece ser um problema.

- Os clientes que gostam de altura não se importam, acham até que é um diferencial – diz Patrick.

 

O apartamento onde foram feitas as imagens nesta semana foi anunciado por R$ 17 milhões.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
LITORALLITORAL - SC
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 09h42
24°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
24°

Sensação

5.9 km/h

Vento

64.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Renovee Energia Sola
Grão de Gente 300x600
HC Hornburg
JF DIESEL
Cia das Piscinas
Pedra Flor 300x250
Ig Energia
Renovee Energia Sola
Prática
Lar dog lar
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
JF DIESEL 300X250
HC Hornburg
Municípios
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
INFO CAMPE
JF DIESEL 300X250
Fachini 300x250
SOS Cidadão
Últimas notícias
Rodízio em Casa Jaraguá
Livratto
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Mais lidas
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250