Camp. Pref. JGS Covid Jul/Ago 21
Bewegen 970x90
Você viu na SC News
Campanha pref JGS - ANIVERSÁRIO JGS
Novo mundo digital.

Social Media e Influencers: você sabe a diferença entre esses dois profissionais?

Entenda o que cada um faz e a importância de investir no marketing digital.

NOVO MUNDO DIGITAL

NOVO MUNDO DIGITALTudo sobre tecnologia e games em um só lugar!

21/07/2021 17h56Atualizado há 2 semanas
Por: Carla Taíssa
Fonte: SC News
Foto divulgação.
Foto divulgação.

Por Carla Taissa

 

As redes sociais transformaram as comunicações e a forma das empresas fazerem o marketing do seu negócio. Isso porque, veio uma maior proximidade entre marcas e os consumidores, e as interações foram fortalecidas. Dessa forma, as redes sociais se tornaram uma verdadeira vitrine para as empresas. Muitas pessoas, inclusive, brincam que se um negócio não está em algum desses canais, é porque ele não existe.

Nesse cenário digital, algumas profissões se tornaram fundamentais para garantir o sucesso do marketing empresarial (e também pessoal). Duas dessas profissões são os Social Medias e os Influencers. Porém, você sabe qual a diferença entre os dois?

Social Media x Influencer

Ambos trabalham com redes socias, mas sua forma de atuar é diferente. A social media Gloria Azevedo explica que o social media é “o responsável pelo gerenciamento das redes sociais, desenvolve estratégias, trabalha na criação de conteúdo, na interação com o público e acompanhamento de resultados e métricas.

“Já o Digital Influencer, produz conteúdo para suas redes pessoais e seus seguidores. Eles fazem a promoção de produtos ou serviços, postam suas opiniões e experiências, além de dar dicas. Um influencer possui alto número de público e engajamento, por isso usam canais digitais para promover produtos ou serviços das empresas contratantes, ajudando a influenciar na decisão de compra”, comenta Gloria.

Outra diferença é na forma de trabalho. “O social media pode atuar de forma freelancer ou ser contratado e fazer parte da equipe fixa de uma empresa. Já um influencer é contratado para uma campanha de promoção de um produto ou serviço, e, muitas vezes, os influencers contam com a ajuda de um social media para produzir e planejar seu conteúdo”, explica.

Dia a dia das profissões

Para se tornar um social media você pode investir em uma graduação dentro da área de comunicação (jornalismo, publicidade, relações públicas). Assim como, fazer cursos específicos na área de marketing digital, ou ainda, fazer uma pós graduação nessa área.

Mas, além de estudar sobre marketing, inovações digitais e as principais redes sociais do momento, é preciso outras características para se destacar nesse nicho. Gloria Azevedo comenta que é fundamental ser organizado, já que trabalha com muitas mídias e informações por dia. “Além disso, criatividade é importante. Você precisa inovar e propor campanhas que façam seu cliente se destacar. Com redes sociais cada vez mais dinâmicas, é fundamental pensar em estratégias que sejam atrativas e destaquem sua empresa das demais”.

Por fim, ela destaca que é preciso ser analítico. Afinal, o social media trabalha de perto com a análise de dados e números, então é preciso saber interpretá-los para conseguir efetivamente transformar esses valores em abordagens estratégicas.

Continua depois da publicidade:

Digital Influencer

Uma profissão inovadora e promissora, um influenciador digital trabalha diretamente com as redes sociais. É alguém criativo e carismático, capaz de influenciar pessoas através da sua produção de conteúdo. Também são conhecidos como criadores de conteúdo e conquistam um público fiel e engajado. Essa é a história de Lais Souza, 31 anos, que é digital influencer na área de automobilismo. Ela posta sobre diversas categorias de esporte a motor em suas redes sociais. Além de ser comentarista esportiva em rádio e colunista em páginas do Instaram.

“É um dos trabalhos que me deixa mais realizada!” conta Lais. “Eu adoro o contato com o público, assim como, poder levantar a bandeira da representatividade feminina no automobilismo. Recebo muitos feedbacks de mulheres que se sentem representadas, isso é muito gratificante e importante para mim.”

Mas, para quem acha que ser Influencer é fácil, Lais explica que sua rotina requer muita organização e produtividade. “Eu tenho uma agenda de tudo que preciso produzir no dia, e quando preciso fazer as postagens. O mais importante é manter uma frequência de postagens, para que tanto meus seguidores, como as marcas me vejam,” explica.

E o sucesso nas redes sociais já rende frutos importantes para Lais Souza, recentemente ela fez uma publicidade para a marca Red Bull, que tem equipes em diversas categorias do automobilismo. “Foi meu maior trabalho até agora! Fico muito feliz e emocionada de ver essas oportunidades aparecerem e de poder me conectar com as pessoas,” conta.

Isso prova o que Lais e Gloria comentam sobre rotina de trabalho e aperfeiçoamento, que em ambas as profissões (Influencer e Social Media), deve ser constante. As duas entrevistadas destacam que é fundamental estar bem preparado para se lançar no mercado, e que vale a pena investir e estudar um pouco antes de começar a carreira. Além disso, é importante encontrar redes sociais e nichos que sejam do seu interesse e que despertem a sua curiosidade. Assim, o trabalho será mais prazeroso e recompensador.

 

Imagens: Acervo pessoal Lais Souza e Gloria Azevedo

 

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
RIO MAFRARIO MAFRA - SC
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 20h09
11°
Muitas nuvens Máxima: 20° - Mínima: 10°
11°

Sensação

7.7 km/h

Vento

88.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Renovee Energia Sola
Grão de Gente 300x600
Cia das Piscinas
HC Hornburg
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
HC Hornburg
Ig Energia
Renovee Energia Sola
Lar dog lar
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Prática
Municípios
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
SOS Cidadão
Grão de Gente 300x250
INFO CAMPE
Últimas notícias
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Livratto
Pedra Flor 300x250
Rodízio em Casa Jaraguá
Mais lidas
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250