Bewegen 970x90
Campanha pref JGS - ANIVERSÁRIO JGS
Você viu na SC News
Camp. Pref. JGS Covid Jul/Ago 21
Como fica o clima?

SC tem previsão de tempo atípico para mês de julho um ano após ‘ciclone bomba’; entenda.

No dia 30 de junho de 2020, o pior desastre com ventos foi registrado no Estado; confira a previsão para os próximos dias.

06/07/2021 19h36
Por: Vitor Blemer
Fonte: ND Mais
Previsão de tempo atípico em SC deixa temperaturas amenas – Foto: Leo Munhoz/ND
Previsão de tempo atípico em SC deixa temperaturas amenas – Foto: Leo Munhoz/ND

A previsão para a primeira quinzena de julho é de tempo atípico em Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, a expectativa é que até o dia 15 deste mês não tenha chuva nem frio intensos no Estado, o que é incomum para a época.

No mesmo período do ano passado, mais precisamente no dia 30 de junho de 2020, houve a formação de um ciclone explosivo, o chamado “ciclone bomba”, que deixou estragos em Santa Catarina. O fenômeno é considerado o pior desastre com ventos da história do Estado. Pouco mais de um ano depois, a previsão é de tempo seco para os próximos dias.

Nesta segunda-feira (5), terá sol na maioria das regiões, com mais nuvens no Litoral em parte da manhã e à noite, especialmente na Grande Florianópolis ao Litoral Norte. As temperaturas vão se manter elevadas durante o dia, principalmente no Oeste.

O mesmo deve se repetir neste terça-feira (6), com nuvens e nevoeiros no amanhecer do Planalto e no Litoral Sul. Já na Grande Florianópolis e Litoral Norte, h/á variação de nuvens na maior parte do dia, com nebulosidade baixa e chuvisco no início da manhã e fim da tarde.

Na madrugada e amanhecer desta terça, as temperaturas seguem baixas nas áreas altas do Planalto Sul, com geada isolada. Terá a formação de uma massa de ar seco no Sul do país, com circulação marítima da Grande Florianópolis ao Litoral Norte de Santa Catarina.

O que aconteceu para a formação do “ciclone bomba”?

Segundo a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, as mesmas características de clima se repetem nas estações do ano, como as frentes frias, que “passam por uma frequência semanal”. Enquanto a fenômenos, como o “ciclone bomba”, há muitas variações.

“Os fenômenos não se repetem em cada ano na mesma data. Em alguns períodos, como no outono e inverno, nós temos as massas de ar frio, mas elas não ocorrem no mesmo período nem com as mesmas características”, garante.

Conforme o meteorologista também da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, em entrevista ao ND+ no início de maio, um ‘ciclone bomba’ pode ser previsto apenas cinco dias antes de sua formação.

“Na verdade, o ciclone explosivo corre devido à alta variação de pressão em um intervalo de 24 horas, que pode ocasionar mudanças repentinas no tempo de uma região. A duração é rápida e com efeitos intensos, associados a chuvas, quando próximo à costa, e rajadas de ventos fortes”, disse.

Quando o tempo muda?

A previsão da Epagri/Ciram é que uma frente fria deve passar por Santa Catarina a partir do dia 17 de julho, com chance de chuva em todas as regiões, especialmente no Litoral.

A temperatura estará em elevação, com madrugadas frias e temperaturas baixas nas áreas altas do Estado, em especial no Planalto Sul. Mesmo assim, não há previsão de frio intenso no período.FIQUE POR DENTRO DE TUDO

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 18h26
12°
Muitas nuvens Máxima: 20° - Mínima: 10°
12°

Sensação

9.5 km/h

Vento

85.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Grão de Gente 300x600
Renovee Energia Sola
HC Hornburg
Cia das Piscinas
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Lar dog lar
Renovee Energia Sola
Grão de Gente 300x250
HC Hornburg
Pedra Flor 300x250
Ig Energia
Prática
Municípios
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
SOS Cidadão
Fachini 300x250
INFO CAMPE
Últimas notícias
Pedra Flor 300x250
Rodízio em Casa Jaraguá
Grão de Gente 300x250
Livratto
Fachini 300x250
Mais lidas
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250