Bewegen 970x90
Camp. Pref. JGS Covid Jul/Ago 21
Você viu na SC News
Campanha pref JGS - ANIVERSÁRIO JGS
"Vou tocar o pau"

Vereador de Blumenau tenta coagir guarda após esposa ser multada: "Vou tocar o pau"

Vídeo mostra Emmanuel Tuca dos Santos (Novo) tentando convencer agente a não aplicar a multa; indignado com autuação, vereador ameaçou ligar para secretário e criticar GMT na tribuna.

01/07/2021 21h12
Por: Vitor Blemer
Fonte: NSC Total
magens são da câmera instalada na farda do guarda(Foto: Informe Blumenau, Reprodução)
magens são da câmera instalada na farda do guarda(Foto: Informe Blumenau, Reprodução)

Um vídeo da abordagem da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Blumenau ao vereador Emmanuel Tuca dos Santos (Novo) ganhou repercussão na tarde desta quinta-feira (1º). As imagens, de abril deste ano, foram obtidas pelo Informe Blumenau e cedidas ao Santa. Na gravação o parlamentar aparece tentando coagir um agente pela aplicação de multas contra a esposa dele e afirmando que a autuação do guarda o faria "ser inimigo da Seterb", a Secretaria de Trânsito e Transportes. Após a repercussão, Tuca pediu desculpa pela atitude.

Ao longo do vídeo de cerca de 10 minutos, gravado com a câmera instalada na farda do servidor público, é possível observá-lo de moto na Avenida Duque de Caxias, em frente à Câmara de Vereadores. Ao lado dele há um carro, que está no corredor de ônibus. Assim que o sinal abre, a BMW estaciona em frente ao Biergarten. O guarda para atrás e o vereador Tuca surge. Então, o agente diz que terá de multar a esposa do parlamentar, que estava ao volante, por parar em local proibido e transitar no corredor de ônibus.

Tuca se surpreende quando o guarda diz que irá multar, não nega as infrações, mas tenta justificar. O parlamentar afirma que a esposa iria entrar na Câmara para deixá-lo, mas não o fez porque o semáforo estava fechando e ele decidiu descer com o veículo parado no corredor de ônibus. Apesar da argumentação, o servidor diz que estaria prevaricando caso não cumprisse o dever como guarda de trânsito. Sem conseguir reverter a situação, o vereador começa a falar sobre relacionamento político com a Seterb.

O guarda segue explicando não ser possível adotar outra postura, pois "a lei de trânsito não permite advertência verbal". Ao longo da conversa então o parlamentar diz: “Vou falar com o Fabrizio. Não dá, tá louco”. Fabrizio Barbieri é o presidente da Secretaria de Trânsito e Transportes. Mais adiante ele aponta conhecer as leis. “Sou presidente da CCJ, conheço toda a legislação”, fala ao se referir à Comissão de Constituição e Justiça que integra no parlamento.

Conforme o diálogo transcorre, o tom da conversa se eleva: “O senhor me multa e eu vou tocar o pau na Guarda”, frisa o vereador. Mais adiante ele dispara: “A GMT em Blumenau faz isso. Não é ajudar a população, é punir. Por isso acabamos com os secadores", relata o parlamentar ao se referir ao fim da fiscalização com os radares portáteis, alvos de críticas da população.

Ao longo da conversa, Tuca fala o nome de vários gestores da Secretaria de Trânsito e Transportes e mostra mensagens trocadas com outros profissionais onde, supostamente, defendeu a Guarda.

Em determinado momento, o parlamentar — que faz uso incorreto da máscara, com ela no queixo ou expondo o nariz — ainda afirma que o guarda o está atrasando para a reunião na Câmara e também a chegada dos filhos ao colégio. As crianças estavam dentro do carro. A mulher do vereador acompanha a conversa e fala: “Pelo Seterb você [Tuca, marido dela] não faz mais nada. Não fiz nada demais para o senhor fazer esse tipo de coisa”.

Assista ao vídeo na íntegra


"Abordagem perfeita"

O diretor de Trânsito da Seterb disse ao Santa que o "agente foi perfeito na abordagem e condução da situação". Segundo Sérgio Antônio Martinez Junior, no dia do fato o guarda procurou a direção da pasta e reportou os fatos. Ele também confirma que as duas multas citadas pelo servidor público foram lavradas em nome da esposa de Tuca, que era quem estava ao volante. 

Martinez garante que o vereador nunca o procurou para falar sobre a situação e as autuações tramitam como prevê a legislação, sem nenhuma interferência. 

A Seterb irá apurar se o vídeo é mesmo da câmera acoplada na farda do agente ou se seria uma câmera pessoal do servidor. A secretaria quer saber também quem vazou o vídeo, caso seja o uniforme do guarda. De acordo com o diretor, as imagens são liberadas apenas para a polícia ou por decisão judicial. O agente também pode ter acesso, mas neste caso o servidor teria dito que não o fez. 

"Foi um equívoco"

O vereador conversou com a reportagem no início da noite desta quinta-feira (1º) e disse que ao rever ao vídeo entendeu que agiu de forma equivocada e desabafou sobre "assuntos laterais que não eram da alçada do servidor que apenas fazia o seu trabalho". 

— Ainda que injustificada a minha conduta, a irritação demonstrada no vídeo se deu unicamente por considerar injusta e desproporcional a ação por parte do agente de trânsito naquele momento por aplicar dupla penalidade ao meu familiar por uma transgressão única, que poderia ser resolvida com uma simples advertência verbal — reforça Tuca.

O parlamentar complementou ainda que se tratou de um desabafo num momento de descontrole e que em nenhum momento procurou retaliar o profissional ou o órgão que ele atua. Disse que a atuação dele no legislativo é baseada na "justa e isonômica fiscalização de todos os órgãos do poder público, não tendo qualquer revanchismos".

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
BLUMENAUBLUMENAU - SC
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 19h17
11°
Muitas nuvens Máxima: 20° - Mínima: 10°
11°

Sensação

8.9 km/h

Vento

87.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
HC Hornburg
Renovee Energia Sola
Grão de Gente 300x600
Cia das Piscinas
Pedra Flor 300x250
Renovee Energia Sola
Pedra Flor 300x250
Lar dog lar
HC Hornburg
Fachini 300x250
Prática
Ig Energia
Grão de Gente 300x250
Municípios
SOS Cidadão
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
INFO CAMPE
Últimas notícias
Livratto
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Rodízio em Casa Jaraguá
Grão de Gente 300x250
Mais lidas
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250