Bewegen 970x90
Bewegen 970x90
Você viu na SC News
Bewegen 970x90
Dicas do Vestibular

Dia do Vestibulando: confira dicas para te ajudar na preparação para o vestibular.

Escritora e Pedagoga dão dicas sobre redação e rotina de estudos

DICAS DA BEIJA-FLOR

DICAS DA BEIJA-FLORA COLUNISTA ANNA BEIJA-FLOR TRÁS PARA VOCÊ INFORMAÇÃO, DICAS, HORÓSCOPO, FAMOSOS, ALERTAS E MUITO MAIS EM GRANDE DIVERSIDADE DE TEMAS ATUAIS E RELEVANTES.

25/05/2021 14h39
Por: Carla Taíssa
Fonte: SC News
Créditos imagem: fotógrafo Thiago Pedruzzi
Créditos imagem: fotógrafo Thiago Pedruzzi

Por Carla Taíssa

Estudantes de todo o Brasil se preparam para prestar vestibular e ENEM e entrar na faculdade. Porém, para ter êxito no vestibular, o estudante precisa estar bem preparado, seja com os conteúdos bem revisados, assim como, com o psicológico positivo. Por isso, o SC News conversou com a escritora e graduanda em Letras Izadora Pedruzzi e também com a pedagoga Juliana de Oliveira. As duas profissionais deram dicas para os estudantes se prepararem de forma adequada para as provas e para a redação.

Redação

A redação é uma parte muito importante do vestibular. Isso porque, com ela, o aluno demonstra a habilidade do estudante em debater o tema proposto e articular ideias para justificar suas posições. Além de, claro, mostrar o domínio na língua portuguesa.

Por isso, a escritora Izadora Pedruzzi explica que a melhor preparação para escrever é ler. “Eu indico que se leia de tudo! Desde livros pra entretenimento, pra se divertir e desenvolver a escrita. Ao mesmo tempo, até notícias e artigos científicos sobre os mais variados temas”, aconselha.

Outra questão que Izadora explica ser importante é conhecer as competências avaliadas na redação e treinar a partir delas. “Isso é fundamental”, enfatiza. “Afinal, a redação não é uma forminha em que se preenchem as informações e resulta no texto. Para estar bem preparado, é preciso compreender o gênero e, acima de tudo, o que se espera encontrar no seu texto para que este seja bem avaliado”.

Assim, é fundamental treinar a escrita durante suas horas de estudo. “Leiam muito e escrevam muito!”, lembra a escritora. “Não tenham medo de errar. Se desafiem a produzir, peçam ajuda a algum professor de Língua Portuguesa para fazer a correção do seu texto, mostrar seus erros e acertos. Escreva novamente a partir dessa ajuda. Revise e revise seus escritos! Se a leitura e a escrita forem um hábito na sua vida, a redação será apenas mais um texto em que você vai arrasar!”, finaliza.

Rotina de Estudo

Um ponto fundamental para o sucesso no vestibular é a rotina de estudos do aluno. Por isso, a pedagoga Juliana de Oliveira dá dicas para os estudantes criarem seus hábitos de estudos, ainda mais no atual contexto de pandemia e aulas à distância. “Neste contexto atual de estudo em casa, é importante se planejar semanalmente”, explica Juliana. “O aluno deve fazer um cronograma semanal para saber o que precisa estudar e se organizar. O ideal é distribuir a quantidade de horas estudadas ao longo da semana de forma equilibrada, não se sobrecarregar muito”.

Outro ponto que a pedagoga destaca é a importância do diálogo entre os jovens e suas famílias. “O cronograma de estudos também ajuda que o estudante possa conversar com sua família e juntos possam achar a melhor solução para a prática desta rotina. O estudante deve conversar com seus familiares e explicar que em determinados horários está estudando. Então, ele precisa de silencio e um ambiente calmo para se concentrar”, aconselha Juliana.

Vencendo as dificuldades

Uma grande dúvida dos estudantes é como organizar a rotina de estudos, também, como estudar as disciplinas que têm maior dificuldade. Assim, a pedagoga Juliana explica que é interessante fazer uma mescla de disciplinas. “Misture disciplinas que você não tem afinidade, com as que você mais gosta. Exemplo: se você não gosta de Física, mas adora Língua Portuguesa, pode colocar o estudo de Físca nos primeiros horários. Assim, deixando Língua Portuguesas nos últimos horários de estudo”, aconselha.

“Isso é interessante, pois se você começar pelo que mais gosta e se dedica mais, quando chegar na disciplina que não gosta estará cansado. Isso pode, então, prejudicar o estudante, afinal se você não se identifica precisa de mais concentração para estudar”, explica Juliana.

A dica final da pedagoga é mesclar a leitura de livros didáticos, com vídeos online. “Além disso, procure provas anteriores do ENEM, ou da universidade que você deseja entrar. Assim você pode ir estudando e ter uma noção de como está, ou se consegue entender e interpretar bem as questões e se consegue solucioná-las”, finaliza.

 

Publicidade: 

Você viu na SC News

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  E

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 00h01
12°
Tempo aberto Máxima: 21° - Mínima: 10°
12°

Sensação

9.7 km/h

Vento

84.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cia das Piscinas
HC Hornburg
Grão de Gente 300x600
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Prática
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Lar dog lar
HC Hornburg
Ig Energia
Municípios
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
SOS Cidadão
INFO CAMPE
Pedra Flor 300x250
Últimas notícias
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Livratto
Fachini 300x250
Rodízio em Casa Jaraguá
Mais lidas
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250