Você viu na SC News
Campanha pref JGS - ANIVERSÁRIO JGS
Camp. Pref. JGS Covid Jul/Ago 21
Bewegen 970x90
Marketing pessoal!

5 dicas para você fazer seu marketing pessoal.

Mas, o que é marketing pessoal? Por onde pode-se fazer o marketing pessoal? Saiba tudo sobre o assunto:

NEGÓCIO BEM PENSADO!

NEGÓCIO BEM PENSADO!Espaço reservado para falar sobre empreendedorismo, inovações, merdado e muito mais.

07/05/2021 13h37
Por: Carla Taíssa
Fonte: SC News
Foto divulgação.
Foto divulgação.

5 dicas para você fazer seu marketing pessoal

Por Carla Taíssa

Com o avanço da internet e das redes sociais, o profissional que deseja se destacar precisa desenvolver e divulgar sua marca pessoal. Para isso, os mesmos princípios de marketing que empresas utilizam podem ser adaptados para fazer também o marketing pessoal. “São estratégias necessárias para que profissionais autônomos e freelancers possam criar um fator de diferenciação e atrair clientes”, explica Rafaela de Souza, publicitária da LS Assessoria Digital.

Além disso, Rafaela explica que atletas costumam usá-lo para despertar o interesse de equipes e patrocinadores. E ainda, influenciadores digitais recorrem a essa prática para fechar parcerias com empresas. “Até mesmo empreendedores que já têm suas marcas investem nisso para fomentar os negócios. Ou seja, o marketing pessoal tem muitas aplicações”, afirma.

Mas, o que é marketing pessoal?

Rafaela explica que são estratégias e ações para fortalecer a imagem de alguém no meio de atuação. “Podemos também chamar de branding pessoal. São ações que visam destacar as qualidades dos profissionais, suas experiências e transformá-los em autoridade ou referência em determinada área”, afirma.

Entretanto, os benefícios do marketing pessoal vão além da esfera pessoal. Assim, a publicitária lembra que pode ser útil até para quem já tem uma empresa. Isso porque, a autoridade da marca pessoal soma-se à marca da empresa. “Por isso que muitos CEOs ou gerentes dedicam-se à produção de conteúdo próprio, ou investem em assessoria de imprensa”, conta.

Qual a importância do marketing pessoal? - Jac Lopes

Por onde pode-se fazer o marketing pessoal?

Rafaela de Souza explica que os meios para fazer ações de branding pessoal podem ser os mais variados. Além disso, depende também do ramo de atuação da pessoa. “Pode-se usar blogs, redes sociais, colunas na imprensa local, e-mail marketing, eventos, entre outros. São meios muito utilizados porque permitem criar uma relação próxima com outras pessoas da mesma área, além do público em potencial para ser um futuro cliente. São mídias que oferecem um canal de contato direto”, afirma.

O profissional, segundo Rafaela, pode incluir ainda um site ou portfólio digital para ajudar a tornar mais fácil a descoberta do seu trabalho e fortalecer sua presença na internet. “Outra dica importante é manter uma constância entre endereços e nomes de usuário, e usar nomes que sejam fáceis dos usuários encontrarem, evitar usar muita pontuação, siglas, etc”, lembra. Porém, a publicitária ressalta que deve-se evitar inventar algo que você não seja. “Ressalte suas habilidades, mas nunca divulgue ou anuncie algo que você não faz ou não sabe”, explica.

Marketing Pessoal: Dicas Para Valorizar Sua Imagem

Então, veja cinco dicas de como você pode usar o marketing pessoal em sua carreira.

Publicidade: 

Você viu na SC News

1) Divulgue conteúdo de valor

Dê muita atenção para escolher qual conteúdo postar. Rafaela explica que é interessante mostrar sua experiência ajudando a resolver as dores do seu público-alvo. “É assim que as pessoas perceberão sua utilidade e sua competência na área de atuação. Além disso, marketing pessoal não é sinônimo de que tudo deva girar em torno de si. O público irá seguir suas redes, compartilhar seu conteúdo e consumir seu produto, a partir do momento que perceber que ele é útil na vida cotidiana, ou quando resolve alguma necessidade da pessoa.

2) Interaja e aproveite as oportunidades de networking

“Redes sociais são sobre interação. Então, procure responder, comentar, interagir com seu público e com outros profissionais”, lembra a publicitária. “Sobre isso, ser conhecido no mercado depende da sua capacidade de construir pontes. Então, participe de eventos, grupos, debates, associações e projetos que coloquem você em contato com seu público-alvo”, completa. Ela lembra que ajudar os outros é uma ótima forma de se conectar.

3) Comente seu processo de trabalho e mostra bastidores

“Não tenha receio de compartilhar seu dia a dia, dicas, truques de produtividade, como funciona seu processo de decisão ou desenvolvimento de um trabalho. É isso que humaniza sua marca pessoal”, explica Rafaela. Além disso, segundo a publicitária, isso comprova que você realmente entende o que faz.

Qual é o conceito de marketing pessoal - Portal

4) Cuide da sua imagem pública

“É fundamental cuidar com o que se posta, principalmente nas redes sociais”, alerta Rafaela. Ela lembra que é preciso muito cuidado ao lidar com as esferas pública e privada no marketing pessoal. “Você deve ser educado e cuidar com a linguagem que você usa, é o mesmo cuidado que você teria pessoalmente com outras pessoas. Ainda, cuidado ao compartilhar imagens e informações sobre seu tempo livre. Algumas coisas são de interesse das pessoas de seu círculo social, não de seu perfil de trabalho. Família, relacionamentos afetivos, idas a festas e bares são conteúdos mais indicados para um perfil pessoal”, enfatiza a publicitária. “Se está à procura de emprego, pode ter certeza que o setor de RH olhará suas redes. Então, mantenha uma boa apresentação nelas”, complementa.

5) Continue desenvolvendo suas habilidades

Rafaela ressalta que o marketing pessoal pode destacar suas habilidades, mas é necessário que você continue se desenvolvendo dentro do seu campo profissional. Além de acompanhar novidades sobre sua profissão. “Outras pessoas na mesma área também estão investindo no branding pessoal, portanto caberá a você criar novos diferenciais do seu trabalho e chamar atenção do público”, finaliza.

Publicidade: 

Você viu na SC News

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

QUE ACONTECE EM TEMPO REAL,

CLIQUE AQUI AGORA  E

TENHA TUDO NO SEU WHATSAPP!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 18h06
18°
Muitas nuvens Máxima: 20° - Mínima: 10°
18°

Sensação

9.5 km/h

Vento

85.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cia das Piscinas
HC Hornburg
Renovee Energia Sola
Grão de Gente 300x600
Lar dog lar
Prática
Ig Energia
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
HC Hornburg
Pedra Flor 300x250
Renovee Energia Sola
Municípios
Pedra Flor 300x250
INFO CAMPE
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
SOS Cidadão
Últimas notícias
Livratto
Rodízio em Casa Jaraguá
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Mais lidas
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250