Bewegen 970x90
Bewegen 970x90
Você viu na SC News
Bewegen 970x90
Pacto pelo Esporte

Pacto pelo Esporte 2021: abertura discute dificuldades em meio à pandemia e Olimpíadas.

Debate abre a programação do evento e analisa questões do retorno do esporte ainda sob efeitos do coronavírus. Mizael Conrado, do CPB, diz ser contra realização dos Jogos.

24/03/2021 16h33
Por: Vitor Blemer
Fonte: GE
Mesa de abertura do Pacto pelo Esporte 2021 — Foto: Divulgação
Mesa de abertura do Pacto pelo Esporte 2021 — Foto: Divulgação

O "Pacto pelo Esporte 2021" teve início nesta quarta-feira com o debate de abertura que discutiu o retorno do esporte em meio à pandemia e a necessidade de uma boa governança em busca de bons resultados. O evento, com programação até esta sexta-feira, tem como objetivo debater a gestão esportiva no Brasil. Abrindo o evento, a mesa "Abertura: Pacto pelo Esporte 2021", com mediação do narrador do Grupo Globo Cleber Machado, e como convidados Caio Magri, do instituto Ethos, Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, Mizael Conrado, presidente do CPB, Daniela Castro e João Paulo Diniz, do Pacto pelo Esporte.

Ao todo, serão sete mesas virtuais, por conta das restrições da pandemia da Covid-19, com diversos convidados para discutir vários temas pertinentes ao desenvolvimento do cenário esportivo no país. Gestão, patrocínios, políticas públicas e maneiras de impulsionar a diversidade e combater as desigualdades no cenário esportivo serão alguns dos assuntos abordados. O ge transmite os debates.

Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil, falou sobre as dificuldades de planejamento na preparação dos atletas rumo às Olimpíadas de Tóquio em meio à pandemia de coronavírus. Acredita, porém, que o momento é ideal para que as empresas se aproximem do investimento ao esporte.

- A principal preocupação do Comitê Olímpico do Brasil, logo no início de 2020, quando nos demos conta de que teríamos de enfrentar essa pandemia em um ano olímpico, foi proteger todos os nossos colaboradores, todos os nossos atletas. O grande desafio para 2021 é a realização dos Jogos de Tóquio, nesse momento que vivemos uma segunda onda de coronavírus. Diferentemente daquele momento no ano passado, quando os atletas estavam em suas casas, a preocupação agora é dar condições para que eles possam treinar e buscar uma medalha em Tóquio. Para os próximos cinco anos, desafio é enorme. Em um período muito curto, a disputa de dois Jogos Olímpicos, em um período inferior a quatro anos. Isso demonstra, também, a grande oportunidade para que as empresas possam estar juntas do movimento olímpico. Este talvez seja o melhor momento para que as empresas possam ter retorno de suas proximidades ao movimento olímpico – disse Rogério Sampaio.

Pacto pelo Esporte 2021 — Foto: Infografia

Pacto pelo Esporte 2021 — Foto: Infografia

Mizael Conrado, porém, tem outra visão. O presidente do CPB é contra o retorno do esporte neste momento. O dirigente acredita que o ideal seria adiar o ciclo olímpico para que os atletas tivessem segurança na hora de voltar às atividades.

- Essa pandemia representa a maior crise de toda a nossa geração, um período muito difícil para nós desde o início. Acho que esse retorno não foi a contento, as organizações e, principalmente, os países, que se fecharam antes e, consequentemente, voltaram antes. No Brasil, temos recorde de mortes. Entendo que não tem condições de serem realizados os Jogos, Olímpicos e Paralímpicos, entre julho e agosto. Os atletas se colocam em risco para se prepararem para um evento. Evento que seria uma grande festa, mas que vai ser disputado em meio a muitas mortes. Sei que há muita coisa envolvida. Mas talvez adiar o ciclo em dois anos, mudar a lógica do esporte, Tóquio 2023, Paris 2027. O momento é excepcional e, talvez, o mais desastroso da nossa geração.

Caio Magri, do instituto Ethos, concorda com a visão de Mizael. Mas, ao pensar na governança das entidades esportivas, ele acredita que os resultados em campo também serão afetados positivamente por uma melhor gestão.

Nomes convidados para a abertura do Pacto pelo Esporte — Foto: Reprodução

Nomes convidados para a abertura do Pacto pelo Esporte — Foto: Reprodução

- Os resultados chegarão diferentes para organizações de esporte que sejam transparentes, que tenham integridade e boa gestão. Chegarão resultados diferentes de financiamento, de suporte e de apoio. E o mais importante: acreditamos, e vamos demonstrar isso, que os resultados esportivos serão muito impactados por isso.

Daniela Castro, do Pacto pelo Esporte, afirma que as organizações esportivas têm a missão de buscar uma melhor governança.

- O esporte tem problemas estruturais. E uma das crenças do Pacto pelo Esporte é que as mudanças são possíveis. Não tem problema sem solução. E um dos desafios do esporte é fazer isso pelo diálogo. É um compromisso das empresas em reconhecer que o esporte precisa desse apoio.

O empresário João Paulo Diniz, outro membro do Pacto pelo Esporte, também acredita que a iniciativa dará mais segurança às empresas no momento de investir em projetos esportivos.

- As empresas pensaram em como poderiam ajudar o esporte no Brasil. Eu encaro que a segurança. Todo projeto que uma empresa apoia, ela tenta conhecer como aquele projeto vai se desenvolver. O Pacto consegue dar, através do investimento em governança e boa gestão, ela consegue ter segurança de que aquele dinheiro que ela está investindo vai ter continuidade, vai ter começo, meio e fim. Isso é muito importante para a empresa apoiar. E a empresa vai sentir que aquela entidade vai seguir os mesmos princípios que aquela empresa acredita. Essa segurança que o Pacto traz para o investimento das empresas é muito importante.

Lançado em 2015, o Pacto pelo Esporte é um acordo voluntário entre empresas interessadas em fortalecer o esporte nacional por meio da definição de regras e mecanismos nas relações entre investidores e entidades desportivas (confederações, federações e clubes). O objetivo da ação, que tem 33 empresas participantes, é aumentar os investimentos privados no esporte.

Confira programação completa:

 

Dia 24/03
11h - Abertura: Pacto pelo Esporte 2021
15h - Gestão esportiva: liderança feminina

Dia 25/03
15h - Esporte para todos: um plano nacional
16h - Vidas negras importam: o racismo tem que parar

Dia 26/03
15h - Olimpíadas Tóquio 2021
16h - Educação e Esporte
17h - Encerramento: #umpactopeloesporte

Você viu na SC News!

PROJETO de incentivo ao jornalismo. 

Acesse o link https://bit.ly/383oXTX !

PARTICIPE!

Grupo de notícias e informações sobre tudo que acontece, participe e fique bem informado. Este grupo é vinculado ao portal da SCNEWS.NET.BR, somente administradores podem publicar. 

https://bit.ly/3k1odEQ

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 17h45
25°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 20°
25°

Sensação

7 km/h

Vento

93.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
HC Hornburg
60 SABORES
Eccel Barber 300x600
Grão de Gente 300x600
Cia das Piscinas
60 SABORES 300x250
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Eccel Barber 300x250
Premium Host
HC Hornburg
MATRIZES PARA BORDAR - B I K TECNOLOGIA!
Anúncio Solidário 02 Pinturas Kchechik
Ig Energia
Fachini 300x250
Anúncio Solidário 01 Cocadas Gourmet
Prática
Pedra Flor 300x250
Barbearia e Tatoo
Lar dog lar
Municípios
Premium Host
Marreco Recheado
Eccel Barber 300x250
4 Rodas Lavação
Bela sempre
INFO CAMPE
SOS Cidadão
Gilberto Paraíba
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Kairós Consórcios
60 SABORES 300x250
Espaço Equilibrium
Últimas notícias
Elis Sinara
Bio Moda Fitness
Greens
Eccel Barber 300x250
Mateus Bueno
VR Moto Peças
Econonise
60 SABORES 300x250
Dcor life
Livratto
Grão de Gente 300x250
Rodízio em Casa Jaraguá
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Mais lidas
60 SABORES 300x250
Eccel Barber 300x250
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250
Máscaras 100% algodão
Pães e bolos
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Eccel Barber 300x250
Premium Host
60 SABORES 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250