Você viu na SC News
Bewegen 970x90
Bewegen 970x90
Bewegen 970x90
Flagrada dormindo!

Coruja é flagrada em ‘sono profundo’ em rodovia de SC; VÍDEO.

O flagra fofo foi feito pelo motorista Mateus Perroni de Souza na BR-470, em Curitibanos, no Meio-Oeste enquanto viajava a trabalho.

FATOS E FOFOCAS

FATOS E FOFOCASTudo sobre o mundo dos famosos em um só lugar!

22/03/2021 15h27
Por: Vitor Blemer
Fonte: ND Mais
Foto divulgação.
Foto divulgação.

Uma cena inusitada e um tanto quanto fofa foi flagrada na manhã desta sexta-feira (19) por um morador de Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Uma coruja da espécie Tyto Furcata, conhecida como coruja branca, foi encontrada aparentemente dormindo um sono profundo às margens da BR-470, em Curitibanos. 

(Assista abaixo)

A cena foi flagrada pelo motorista Mateus Perroni de Souza, de 25 anos, enquanto viajava a trabalho sentido a Joaçaba, também no Meio-Oeste. Ao avistar a coruja, Souza parou o carro e filmou o animal. Mesmo com a aproximação do motorista, a ave de rapina ficou imóvel. Para quem via a cena podia afirmar que a coruja dormia tranquilamente.

“Achei muito interessante ver ela parada. Fiz um vídeo curto porque achei que ela ia voar devido à movimentação e o barulho. Consegui me aproximar cerca de 50 centímetros. Não quis mexer com ela porque fiquei com medo dela voar e acabar sendo atropelada. Optei por deixá-la no mesmo lugar para evitar riscos a ela, mas acredito que logo ela voou”, contou.

Souza, que trabalha como motorista, disse que é comum encontrar animais na beira da estrada, inclusive já presenciou outras corujas. “Como nosso serviço é com horário marcado nunca tinha parado para registrar, mas como hoje sai mais cedo deu tempo de fotografar”.

O flagra da Coruja dormindo foi feito em Curitibanos

Mateus fez questão de registrar a bela imagem. – Foto: Mateus Perroni de Souza/Reprodução/ND

Situação não é comum

O biólogo Jackson Preuss explicou que essa não é uma situação comum, principalmente por ser um animal noturno. Porém, alguns motivos podem explicar o flagra inusitado.

“Por ter sido encontrada perto da estrada, podemos deduzir que ela foi atropelada. Um choque pode ter feito com que ela ficasse estática. Quando elas estão voando a noite à luz dos faróis atrapalha a visão. Esse pode ser um dos motivos, caso ela tenha sido atropelada”, disse.

Outro motivo considerado pelo biólogo é a existência de alguma alteração fisiológica no animal. “Porém, por estar próximo da estrada acredito que ela possa realmente ter sido atingida por um veículo”, comenta.

Corujas e seus mistérios

Elas são animais rodeados de mistérios e fazem parte da mitologia em muitos países. Há quem diga que são símbolo de sabedoria e que trazem sorte. Na mitologia grega, por exemplo, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo. Outros, no entanto, ligam a figura do animal à má sorte e morte.

Porém, nenhum dos mitos é comprovado. O que realmente se sabe é que as corujas são aves noturnas e encontradas em todo o mundo. A sua postura ereta e os olhos para frente às proporciona uma visão binocular, assim como a dos seres humanos.

Seus olhos não são esferas, mas tubos que garantem uma melhor percepção de profundidade e facilita para que vejam suas presas a longas distâncias. Em contrapartida, a visão aproximada não é tão clara assim, principalmente durante a exposição à luz.

Coruja dormia às margens da BR-470 em Curitibanos

A coruja parecia estar dormindo tranquilamente. – Foto: Mateus Perroni de Souza/Reprodução/ND

Preuss explicou que elas têm a capacidade de girar a cabeça em torno de 270 graus, 135 graus para cada lado. “Corujas também têm audição muito apurada. Isso porque possuem orelhas assimétricas, o que as concede uma audição superior e a habilidade de identificar onde está a presa, mesmo sem conseguir enxergá-la”.

Do que se alimentam?

As corujas são animais carnívoros e que comem roedores, mamíferos de pequeno ou médio porte, insetos noturnos e pássaros, incluindo corujas menores. Após digerirem o alimento, elas regurgitam pelotas de ossos comprimido, pêlos, dentes, penas e outros materiais que não conseguirem digerir.

De acordo com o biólogo, elas têm pés com dois dedos apontando para frente e dois dedos para trás. Todos eles possuem calcanhares afiados o que oferece firmeza e força, tornando-as predadoras eficientes.

Suas penas ajudam a camuflar o som que elas produzem quando estão voando. Com grandes asas e corpos leves, são excelentes voadoras e passam praticamente imperceptíveis, o que as ajuda a perseguir as presas.

Além disso, elas emitem uma grande variedade de sons, entre eles ganidos, assobios, latidos e sílvios. Durante o período de reprodução seus chamados podem ser ouvidos a longas distâncias e as fêmeas, em geral, possuem vozes mais agudas do que os machos.

Você viu na SC News!

PROJETO de incentivo ao jornalismo. 

Acesse o link https://bit.ly/383oXTX !

PARTICIPE!

Grupo de notícias e informações sobre tudo que acontece, participe e fique bem informado. Este grupo é vinculado ao portal da SCNEWS.NET.BR, somente administradores podem publicar. 

https://bit.ly/3k1odEQ

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
LAGESLAGES - SC
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 17h15
25°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 20°
25°

Sensação

9.9 km/h

Vento

84.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
60 SABORES
Grão de Gente 300x600
Cia das Piscinas
HC Hornburg
Eccel Barber 300x600
Grão de Gente 300x250
Ig Energia
Lar dog lar
Anúncio Solidário 02 Pinturas Kchechik
Prática
Barbearia e Tatoo
Eccel Barber 300x250
Pedra Flor 300x250
Premium Host
Pedra Flor 300x250
Anúncio Solidário 01 Cocadas Gourmet
MATRIZES PARA BORDAR - B I K TECNOLOGIA!
60 SABORES 300x250
Fachini 300x250
HC Hornburg
Municípios
Premium Host
Grão de Gente 300x250
Espaço Equilibrium
Kairós Consórcios
Pedra Flor 300x250
60 SABORES 300x250
Eccel Barber 300x250
Fachini 300x250
4 Rodas Lavação
INFO CAMPE
Gilberto Paraíba
SOS Cidadão
Bela sempre
Marreco Recheado
Últimas notícias
Econonise
Greens
Fachini 300x250
Bio Moda Fitness
VR Moto Peças
60 SABORES 300x250
Pedra Flor 300x250
Elis Sinara
Eccel Barber 300x250
Dcor life
Livratto
Mateus Bueno
Rodízio em Casa Jaraguá
Grão de Gente 300x250
Mais lidas
Pedra Flor 300x250
60 SABORES 300x250
Pães e bolos
Eccel Barber 300x250
Máscaras 100% algodão
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Premium Host
Eccel Barber 300x250
60 SABORES 300x250
Pedra Flor 300x250
Grão de Gente 300x250