Apesar de ser um dos medicamentos mais usados no Brasil para prevenção e tratamento de casos leves de Covid-19, a ivermectina não tem comprovação científica de eficácia. Um estudo publicado nesta quinta (4/3) na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA) comprova que o remédio realmente não tem efeito contra o coronavírus.
A pesquisa foi feita na Colômbia com 476 pacientes com quadro leve da infecção, com sintomas há no máximo sete dias, que estavam em casa ou hospitalizados. Metade dos participantes recebeu ivermectina por cinco dias, e o restante, um placebo. A idade média dos pacientes foi de 37 anos.
O tempo médio para resolução dos sintomas foi de 10 dias para o grupo com ivermectina, e 12 dias para o que tomou placebo. No 21º dia após a infecção, 82% dos pacientes que usara o medicamento estavam curado, e 79% dos que receberam o placebo, também.
Um total de 15 pacientes (7,5%) que tomou ivermectina precisou parar o tratamento por efeitos adversos. Quatro pacientes, dois em cada grupo, tiveram falência múltipla de órgãos decorrente da Covid-19.
A pequena diferença nos percentuais mostra que não há melhoria significativa no uso do medicamento contra o coronavírus. “Nossos achados não recomendam o uso de ivermectina no tratamento de casos leves de Covid-19, e estudos maiores devem ser feitos para entender os efeitos do medicamento em outros desfechos clínicos relevantes”, escreveram os pesquisadores no documento.
Você viu na SC News!
PROJETO de incentivo ao jornalismo.
Acesse o link https://bit.ly/383oXTX !
PARTICIPE!
Grupo de notícias e informações sobre tudo que acontece, participe e fique bem informado. Este grupo é vinculado ao portal da SCNEWS.NET.BR, somente administradores podem publicar.
https://bit.ly/3k1odEQ
Sensação
Vento
Umidade