POLÍTIC-ECONOMIATudo sobre o tema na região, estado, país e mundo.
A rede de supermercados Brasão/Brasa Atacadista que fechou duas das quatro lojas em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, pegando clientes e funcionários de surpresa, não tem dinheiro para pagar as rescisões, apurou o Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul.
As unidades do bairro Barra do Rio Cerro e Ilha da Figueira fecharam as portas este ano. As lojas do bairro Rau e da Vila Lenzi continuam abertas, mas, segundo o próprio Sindicato, tudo indica que vão fechar.
“Do jeito que está, quase sem mercadoria, devem fechar também as lojas dos bairros Rau e Vila Lenzi”, confirmou Édio Giovani Gneipel, diretor do Sindicato.
Segundo ele, cerca de 60 pessoas foram impactadas com o fechamento das unidades. Para ajudá-los, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul já está preparando três medidas.
A primeira, que está para acontecer nos próximos dias, é a homologação das demissões com as ressalvas necessárias. A segunda é a rescisão dos contratos para que os funcionários possam sacar o fundo de garantia e darem entrada ao seguro desemprego. A terceira providência em apoio aos empregados será uma ação coletiva na Justiça a fim de buscar os valores devidos pelo empregador, a rede Brasão/Brasa Atacadista.
“Essas são as ações imediatas que estamos fazendo para ajudar o funcionários, que neste momento estão sem perspectiva nenhuma de receber os valores devidos”, complementou Édio Gneipel.
Ainda não há um valor exato para ação coletiva, pois, segundo o diretor, há funcionários com um ano de casa, com cinco anos e casa, com dez, entre outras datas.
Outra preocupação do diretor é que alguns funcionários, especialmente os que têm menos tempo de casa, sequer têm o fundo de garantia depositado. “Vamos ver o que podemos fazer para que eles tenham acesso.”
Como os funcionários demitidos já receberam o aviso prévio, na próxima semana as rescisões devem estar encaminhadas e, já na sequência, será movida a ação coletiva.
A rede Brasão/Brasa Atacadista foi procurada pela reportagem, mas não retornou até o fechamento desta matéria. Nenhum comunicado oficial foi emitido pela empresa.
No Facebook da loja “Brasa Atacadista”, Vila Lenzi, há comentários sobre o fechamento, mas as portas continuam abertas e as ofertas sendo postadas. Um dos comentários fala em falta de dinheiro para pagar o salário dos funcionários e a rescisão, atribuindo a informação ao Sindicato.
Você viu na SC News!
PROJETO de incentivo ao jornalismo.
Acesse o link https://bit.ly/383oXTX !
Sensação
Vento
Umidade