Em apenas dois meses uma mulher de 44 anos precisou lidar duas vezes com os sintomas do coronavírus. O primeiro caso de recontaminação em Urussanga, no Sul de Santa Catarina, foi confirmado pela secretária municipal de Saúde, Ingrid Zanelatto.
De acordo com a secretária, o primeiro diagnóstico da paciente foi confirmado no dia 2 de junho e o segundo, no dia 1º de agosto. Zanelatto confirmou que, nos dois casos, a mulher manifestou sintomas.
“Esteve sintomática na primeira vez, com sintomas mais leves como dor de cabeça, tosse, mal-estar e dor no corpo. Já da segunda vez, os sintomas iniciais vieram acompanhados da perda de paladar e olfato”, explica.
A paciente não precisou ser internada, foi medicada e fez isolamento domiciliar, conta a secretária. O tratamento seguiu o protocolo do Ministério da Saúde e foi realizado com um dos kits disponibilizados pela Secretaria de Saúde que inclui hidroxicloroquina, zinco, azitromicina e dipirona. Segundo a secretária, o companheiro da paciente também foi contaminado.
Além dessas medicações, a secretária explica que o município tem adotado outros remédios. “Temos um comitê de enfrentamento à Covid, com reuniões duas vezes por semana. Desde março temos o plano de contingência onde adotamos as medicações. Utilizamos o kit e em outras situações utilizamos outros medicamentos, como o antibiótico levofloxacino e o corticoide dexametasona”, diz.
A SC News lança PROJETO de incentivo ao jornalismo independente.
Descubra as VANTAGENS de ser nosso PARCEIRO.
Clique na imagem abaixo ou acesse o link https://bit.ly/383oXTX e confira!
Sensação
Vento
Umidade