Campanha Pref JGS Combate ao Fumo
Campanha Setembro Amarelo
Bewegen 970x90
Ir ou não ao médico?

"Prevenir é melhor do que remediar".

Procurar ajuda médica, mesmo em meio à pandemia, é essencial para evitar complicações de saúde.

CONTEÚDO ENTRELINHAS

CONTEÚDO ENTRELINHASFocada na geração de mídia espontânea, a Entrelinhas tem por objetivo o fortalecimento da imagem das marcas, estreitando, assim, os laços entre empresas, mídia, públicos consumidores, parceiros e comunidade em geral. Com oito anos de existência e o aporte profissional das jornalistas Debora Volpi e Kelly Erdmann, ambas com renomada experiência em reportagem e assessoria de comunicação. Atuando no gerenciamento de conteúdo para mídias sociais. @entrelinhascomunica - www.entrelinhascomunica.com.br

21/08/2020 16h29
Por: Vitor Blemer
Fonte: Equipe Entrelinhas.
Foto divulgação.
Foto divulgação.

A máxima "prevenir é melhor do que remediar" tem feito total sentido e, atualmente, está inserida no dia a dia de todos. Afinal, a cautela durante a pandemia é um fator determinante. O distanciamento social e confinamento trazem resultados positivos, reduzindo a disseminação do vírus. Por outro lado, é importante reconhecer os sinais que o corpo transmite quando algo não vai bem e procurar ajuda médica.

 

Atualmente, a telemedicina é uma alternativa bastante viável, mas, em certos casos, nada substitui a ida ao consultório. Um exemplo são os cistos renais, que iniciam de forma leve e moderada, mas podem ser um risco à saúde sem detecção precoce.

 

Segundo o médico urologista Raphael Lahr, os cistos renais são dilatações de alguma porção do nefron, que é a unidade funcional do rim. Ele é constituído de um filtro, o glomérulo, e de túbulos, que levam a urina até a pelve renal. Dessa forma, através do ureter, o xixi chega até a bexiga. "Os cistos se desenvolvem e crescem devido ao aumento da pressão dentro do rim, das soluções salinas que banham o nefron e obstruções que ocorrem em qualquer lugar nessa região", explica.

 

De acordo com o especialista, os cistos podem ocorrer em um ou nos dois rins e são, quase sempre, em pequeno número e de tamanho menor que três centímetros. "Quando todo o rim é tomado por incontáveis cistos, de tamanhos variáveis, chama-se rim policístico. As causas responsáveis pela formação podem ser hereditárias ou adquiridas, que, geralmente, aparecem após os 50 ou 60 anos", esclarece.

 

Os sintomas estão associados à dor lombar, sangue na urina, infecção urinária e hipertensão arterial. "Poucas vezes são palpáveis no exame físico, porque dificilmente crescem muito. Por isso, quase sempre são encontrados de maneira ocasional nos exames de rotina. A maneira mais eficiente de encontrar os cistos renais é na ecografia abdominal e renal", ressalta.

 

O médico afirma que não existe um tratamento específico, variando conforme os sinais e sintomas que o paciente apresenta. "A maioria deles acompanha a pessoa por toda a vida, sem causar nenhum problema médico", complementa. Porém, o portador deve ser acompanhado anualmente para prevenir eventuais complicações, como hematúria, cálculo e infecção, e evitar que alguns cistos com crescimento exagerado possam provocar obstrução e sofrimento renal.

 

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica, inaugurada em julho de 2017, funciona no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fan page Uro Centro Jaraguá no Facebook.

 

A SC News lança PROJETO de incentivo ao jornalismo independente. 

Descubra as VANTAGENS de ser nosso PARCEIRO. 

Clique na imagem abaixo ou acesse o link https://bit.ly/383oXTX e confira!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Jaraguá do Sul - SC
Atualizado às 09h11
23°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 18°
23°

Sensação

4.9 km/h

Vento

68.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
JF DIESEL
Cia das Piscinas
Renovee Energia Sola
HC Hornburg
Grão de Gente 300x600
JF DIESEL 300X250
Renovee Energia Sola
Pedra Flor 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Ig Energia
Grão de Gente 300x250
Lar dog lar
Prática
HC Hornburg
Municípios
Pedra Flor 300x250
JF DIESEL 300X250
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
SOS Cidadão
INFO CAMPE
Últimas notícias
Pedra Flor 300x250
Livratto
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Rodízio em Casa Jaraguá
Mais lidas
Grão de Gente 300x250
Fachini 300x250
Pedra Flor 300x250
Fachini 300x250
Grão de Gente 300x250
Pedra Flor 300x250