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NEGÓCIO BEM PENSADO!

O PAPEL DO GESTOR NA CRISE.

7 AÇÕES PARA TER UM NEGÓCIO IMUNE A QUALQUER CRISE!

NEGÓCIO BEM PENSADO!

NEGÓCIO BEM PENSADO!Espaço reservado para falar sobre empreendedorismo, inovações, merdado e muito mais.

19/06/2020 17h21Atualizado há 1 ano
Por: Vitor Blemer
Fonte: SC News
Foto divulgação.
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Por: Diego Juliano

Gerenciar um negócio sempre foi e sempre será algo desafiador. Nós gestores somos constantemente provocados a oferecermos uma solução mais atrativa e econômica, comparada às soluções da concorrência. Somos provocados a entendermos e a anteciparmos as tendências do mercado, entre outros diversos desafios diários. Agora, imagine ter que gerenciar todas essas questões e mais um agravante: a CRISE. Nesse caso, a crise atual que estamos passando, uma turbulência não só econômica, mas em todas as áreas, causada pela pandemia mundial do Covid-19. 

Minha experiência como consultor empresarial me permitiu e me permite conhecer razoavelmente bem a realidade do empreendedor brasileiro. Por isso, arrisco afirmar que qualquer circunstância de instabilidade econômica provoca em muitos empreendedores a sensação de ansiedade. Isso ocorre porque toda e qualquer mudança aumenta as incertezas acerca do futuro, e gerenciar as incertezas não é uma tarefa nada fácil.

Nesse momento, o gestor deve observar a situação desfavorável, com um olhar mais apurado. É preciso fazer um diagnóstico, listando as rupturas proporcionadas pela crise, bem como as competências do empreendedor e de sua equipe, para assim analisar e definir possíveis caminhos para atravessar a instabilidade com poucas perdas. Uma dica é o gestor observar a situação pelo olhar de todos os envolvidos no seu mercado: colaboradores, clientes, fornecedores e concorrentes. Isso possibilitará visualizar diversas soluções. 

Foto divulgação. 

Como sugestão, compartilho aqui algumas ações práticas e objetivas que pequenas e médias empresas podem adotar para tentar se estruturarem no atual momento.

São 7 as ações que venho orientando que clientes adotem na sua gestão:

1. Faça uma análise apurada dos números da sua empresa, liste todas as despesas e corte os custos que forem possíveis, principalmente aqueles conhecidos como “custos supérfluos”, sendo essas as despesas que normalmente não trazem retorno. Faça essa análise nos números do seu caixa pessoal também, analisando as suas despesas familiares, e se for possível, corte despesa supérfluas nas contas de sua família também, haja vista que é hora de um esforço conjunto, que envolva literalmente todo o sistema familiar do gestor.

2. Negocie pagamento a fornecedores: peça mais prazo de pagamento, isso ajuda a diminuir sua descapitalização caso fique mais tempo com o produto estocado. Investigue questionando todos os seus fornecedores quais são as medidas de apoio que eles estão dando a seus clientes nesse momento, como por exemplo, descontos, bonificações, apoio na divulgação e outras. Faça de seu fornecedor um parceiro nessa hora, todos estamos no mesmo barco. 

3. Crie formas alternativas de continuar operando, de modo que, se tradicionalmente seu negócio ou seu segmento atende somente no ambiente físico, é o momento de repensar a sua forma de atuação, visto que o momento exige que você seja híbrido, ou seja, que tenha uma forma de atender não só no ambiente físico, mais também no virtual. Crie serviços que não oferece hoje, mas que estão sendo necessários durante a crise, por exemplo, uma opção de o cliente solicitar o produto e receber em casa, ou a utilização de soluções por vídeo conferência. A regra aqui é buscar alguma forma de continuar entregando valor aos seus clientes. 

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4. Assim como você espera ter apoio dos seus fornecedores, seus clientes também esperam esse apoio de você, então estude estratégias de apoio a seus clientes, negocie dentro de suas limitações formas de flexibilizar o pagamento, flexibilizar a entrega e outras ações que poderão contribuir para manter o equilíbrio nessas relações comerciais, e que irão fortalecer a parceria existente entre vocês. 

5. Não olhe somente para a crise, reserve espaço para o pós crise. Fique atento às mudanças do mercado. Isso porque, historicamente, o pós crise sempre mostrou ser um momento de oportunidades, visto que ela tira da zona de conforto todos os afetados, obrigando sua movimentação de alguma forma, inclusive o consumidor. Por isso, reflita quais novos hábitos de consumo esse consumidor vai adotar quando isso passar, e esteja preparado para atendê-lo. 

6. Negocie e envolva funcionários nos esforços. Negocie de forma justa com seus colaboradores e envolva-os nas ações adotadas. Seu garçom pode virar o entregador, a vendedora pode virar a pessoa que recebe o pedido e faz oferta pelo WhatsApp, o professor da academia pode virar o professor do vídeo aula para que os clientes se exercitem em casa. Ou seja, a crise é igualmente desafiadora para as pessoas envolvidas no seu negócio, e muitas acabam descobrindo talentos que não conheciam.

7. Avalie com seu advogado e contador possíveis medidas de contingência, dentro da legalidade e com uma menor exposição a riscos desnecessários. Peça orientação sobre redução da jornada de trabalho ou outras possibilidades de redução de custos trabalhistas. Seja muito transparente com os seus colaboradores, principalmente com aqueles que eventualmente forem atingidos pelas medidas que você irá adotar. 

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Lembre-se sempre que a única certeza nesse momento é que a crise vai passar, o grande desafio é que não temos a menor ideia de quando tempo ela vai durar e nem o quão impactante ela será.  De qualquer forma, encare o momento como uma oportunidade para agir estrategicamente, adotando novas formas de gerenciar seu negócio.

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